No primeiro dia do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado no Rio de Janeiro, o destaque principal foi o tema crucial do combate às fake news, um desafio global que tem impactos significativos na sociedade e nas instituições democráticas. O evento teve início com uma série de discussões sobre o papel da comunicação governamental na prevenção e enfrentamento da desinformação.
O governador Cláudio Castro e o secretário de Comunicação Social, Igor Marques, tiveram participações proeminentes no evento. Ambos ressaltaram a importância de uniformizar a comunicação no âmbito da gestão pública, enfatizando que a integração entre a imprensa e as secretarias é fundamental para um crescimento conjunto.
O governador Cláudio Castro também destacou a gravidade das fake news, salientando que informações falsas têm o potencial de causar danos profundos, inclusive destruindo vidas. Ele ressaltou a missão das instituições públicas de serem fontes confiáveis de informação para a imprensa e acessíveis à sociedade.
Igor Marques, secretário de Comunicação do Governo do Rio de Janeiro, enfatizou que reunir gestores de comunicação de todo o país representa uma oportunidade única de discutir temas fundamentais para a construção de políticas que promovam uma comunicação institucional transparente e eficaz. Ele destacou a importância da comunicação pública e institucional como um canal que permite à população acesso correto às entregas e serviços governamentais.
André Curvello, presidente do Conselho das Secretarias Estaduais de Comunicação e secretário de Comunicação da Bahia, enfatizou a importância histórica do fórum e a expectativa de resultados produtivos. Ele salientou a necessidade de combater as fake news, que ele chamou de “câncer social”, e a importância da participação de todos os secretários de comunicação do país para promover ideias e soluções diversas.
O painel “O Brasil e os desafios das gestões estaduais no combate às fake news” trouxe à tona os impactos das fake news como ameaças aos processos democráticos. A juíza Caroline Tauk, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, fez uma palestra destacando o papel do Judiciário, a liberdade de expressão e a necessidade de união entre os Poderes e a sociedade civil para enfrentar a desinformação.
O segundo dia do fórum, que ocorre no Palácio Guanabara, contará com outros dois painéis: “Foco no digital: do processo licitatório ao diálogo com a população” e “Rádios comunitárias: da regulamentação à divulgação das notícias”. Ao final do evento, será apresentada uma carta-compromisso para o combate à desinformação, a ser entregue ao governo federal e ao Congresso Nacional, consolidando os esforços e compromissos no enfrentamento das fake news.