A CPI das Embarcações, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai realizar oitiva com representantes da Diretoria de Portos e Costas e do Tribunal Marítimo nesta quinta-feira (14/09), às 13h, na sala 1808 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento, para debater a questão dos navios abandonados na Baía de Guanabara. A reunião vai ser transmitida, ao vivo, pela TV Alerj.
Segundo o presidente da CPI, o deputado Deodalto (PL), a sabatina tem o objetivo de ouvir os representantes dos setores navais sobre o desmantelamento ilegal de embarcações. “Queremos esclarecer os fatos acerca de navios abandonados, e sobre a suspeita de desmantelamento desordenado e desamparado por legislação específica, buscando contribuir no sentido de identificar responsabilidades objetivas, propor soluções e levar ao conhecimento da justiça”, afirmou o parlamentar.
Estarão presentes no encontro representando a Diretoria de Portos e Costas, o Contra-Almirante José Luiz Ribeiro, superintendente de Segurança do Tráfego Aquaviário; e o Capitão de Fragata, Péricles Arraes, chefe do Departamento de Tráfego de Embarcações e Assistência e Salvamento. Além deles, participarão da reunião como integrantes do Tribunal Marítimo, a Capitã de Corveta Tatiana Rezende, assessora jurídica e o Capitão de Corveta Jones de Souza, assessor-chefe de Justiça e Legislação.