Na tarde desta quarta-feira (13), cinco homens invadiram uma agência bancária, do Itaú, na Rua de Santana, no Centro do Rio. Quatro já foram presos. Durante a tentativa de assalto, uma mulher foi feita de refém em uma loja de resistências elétricas da região, mas foi libertada após negociações da polícia com os criminosos. Um segue foragido.
A funcionária feita de refém afirmou que, no momento em que foi abordada, achou que o homem era um pedreiro que trabalhava na obra do estabelecimento. No entanto, foi surpreendida quando ele sacou a arma.
De acordo com o relato de testemunhas, tiros foram ouvidos no local. Quem estava na rua se escondeu atrás de carros estacionados. Ainda não há informações de feridos.
Segundo a Polícia Militar, equipe do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) desconfiaram de dois homens em uma motocicleta em frente a uma agência bancária. Durante abordagem e revista, os policiais encontraram dois simulacros de arma de fogo com a dupla.
Ainda de acordo com a PM, as equipes viram uma movimentação fora do normal dentro da agência e outros três suspeitos saíram correndo do local. Um deles foi detido por um policial civil que passava pela região. Outro entrou em um comércio e fez uma mulher refém por alguns minutos, utilizando uma arma roubada de um dos vigilantes do banco. Um dos criminosos foi flagrado tentando escapar pelo telhado e caindo em uma área, quebrando a telha do local.
Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) chegaram a ser acionadas para negociar a rendição da refém, mas o criminoso se entregou após conversar com os próprios policiais do Recom.
Ao todo, quatro envolvidos foram presos, um revólver calibre 38, dois simulacros de arma de fogo e uma motocicleta roubada foram apreendidas.
A ação terminou sem registro de feridos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros prestou atendimento à vítima tomada como refém, que passa bem.