Nos 40 anos da Bienal Internacional do Livro, a Prefeitura do Rio participará ativamente do evento, no Riocentro de 1º a 10 de setembro. As secretarias municipais de Educação e de Cultura terão estandes na feira, com extensa programação gratuita. Além da participação institucional na Bienal, a prefeitura estimula que os visitantes utilizem o transporte público para chegar à Bienal. Para isso, preparou um serviço especial de BRT para atender aos passageiros que optarem por comparecer ao evento utilizando transporte público.
A Secretaria Municipal de Educação montou um espaço de 150 m² na Bienal para receber, nos dez dias de evento, mais de 30 mil alunos e professores da rede, bem como os visitantes, com uma programação variada e pensada para todas as idades. Será um espaço para discutir temas como inovação e tecnologia, antirracismo, equidade de gênero, e a conexão da educação com outras áreas da cidade.
Quem visitar o estande poderá, por exemplo, conhecer a experiência da implantação dos Ginásios Experimentais Tecnológicos. Os alunos dos GETs prepararam jogos baseados em personagens e ambientes de obras literárias, mostrando que é possível aliar tecnologia ao ambiente dos livros. Outras ações da Secretaria também marcam presença na Bienal. Todas as escolas municipais ganharão vouchers entre R$800 e R$1.400 para usar na compra de novos livros e materiais pedagógicos para suas bibliotecas.
O espaço da SME receberá ainda outras secretarias e órgãos municipais para discutir temas transversais à educação. A Guarda Municipal, por exemplo, falará da atuação do Grupamento de Ronda Maria da Penha, e de como os agentes são capacitados para atuarem no cumprimento de medidas protetivas, criadas para coibir atos de violência doméstica e familiar. A CET-Rio mostrará o projeto “A Caminho da Escola 2.0”, que desenvolve ações de educação para o trânsito e executa intervenções urbanísticas no entorno das instituições de ensino para melhorar a organização e a segurança no trajeto casa-escola-casa. Já a Comlurb vai levar à Bienal o projeto “Escola Mais Consciente”, de ações de conscientização sobre descarte correto, limpeza urbana, coleta seletiva, respeito ao meio ambiente e ao espaço público, usando como meio de sensibilização música, teatro, bom humor e alto astral. A Secretaria de Ciência e Tecnologia apresentará o trabalho de capacitação realizado pelas Naves do Conhecimento.
Paixão de Ler homenageia a escrita negra brasileira na Bienal
A Secretaria Municipal de Cultural levará à Bienal 2023 o projeto Paixão de Ler, com o tema “Imaginação, Escrita e Palavra: Liberdade”, que homenageia a escrita negra brasileira através de autores como Lima Barreto, Luís Gama e Carolina Maria de Jesus. O espaço da Cultura na Bienal terá palestras, debates, atividades lúdicas e oficinas centradas nessa temática.
O Paixão de Ler não se limitará à Bienal, marcando presença também em 14 locais dedicados à leitura na cidade, onde os encontros serão totalmente gratuitos. Na Bienal, o estande do Paixão de Ler estreia com Roda de Jongo, do Coletivo artístico as MariAmas, que também irá lançar seu livro. A agenda completa do Paixão de Ler 2023, dentro e fora da Bienal, pode ser vista no site cultura.prefeitura.rio/paixao-de-ler.
BRT terá esquema especial de transporte para a Bienal
A MOBI-Rio montou uma operação especial para levar o público de BRT até a Bienal do Livro 2023. Nos fins de semana do evento e no feriado de 07/09, quando é esperado um público maior, o BRT terá um serviço especial (SE010), das 9h às 21h, partindo do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, mais próxima à entrada da Bienal.
Nos dias úteis, haverá reforço de ônibus, que sairão a cada 10 minutos, nas linhas 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico), 51 (Recreio x Vila Militar) e 41 (Madureira x Recreio – Expresso), que também fará parada na estação Olof Palme.
O embarque para a Bienal do Livro, partindo dos terminais Jardim Oceânico, Alvorada, Recreio, Paulo da Portela e Centro Olímpico, além da estação Morro do Outeiro, terá sinalização especial para o público que vai de BRT. Operadores da MOBI também estarão nesses locais orientando os passageiros.
CET-Rio atuará com equipe de 50 operadores de tráfego
Aos sábados, domingos e feriados, dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, quando a expectativa de público da Bienal do Livro é maior, a Rua Pedro Calmon será interditada entre a Avenida Salvador Allende e a Rua Abrahão Jabour, das 8h às 23h. Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, será implantada operação de trânsito específica, que contará com 50 pessoas por dia, entre funcionários da CET-Rio e operadores de tráfego contratados, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas.
Ainda com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito, técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. Serão utilizados 14 painéis de mensagens variáveis, que informarão sobre as condições de trânsito e as rotas de desvio.
Nos horários do evento é recomendado que os motoristas da região utilizem a rota Avenida das Américas/Avenida Ayrton Senna para a ligação até a Linha Amarela em função da possível sobrecarga na circulação de veículos na Avenida Salvador Allende e na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.
Guarda Municipal atuará com 40 guardas por dia em apoio à Bienal do Livro
A Guarda Municipal do Rio atuará com 40 guardas municipais por dia em apoio à Bienal do Livro. As ações de ordenamento urbano e de trânsito terão início sempre duas horas antes da abertura dos portões e se estenderão até o encerramento do evento e escoamento do público.
O efetivo ficará posicionado estrategicamente em todos os acessos aos pavilhões do Riocentro para auxiliar o público e também coibir desordens e pequenos delitos. No trânsito, os agentes atuarão com foco na fluidez e na mobilidade, incluindo ainda o auxílio na travessia de pedestres que utilizarão o transporte público para chegar ao local. Os agentes ainda contarão com apoio de cinco viaturas para situações emergenciais e suporte ao efetivo.
Comlurb terá operação de limpeza especial no Riocentro
A Comlurb fará uma operação especial de limpeza durante a Bienal do Livro. Os amantes de uma boa leitura contarão com apoio da Companhia na manutenção de limpeza de toda a área externa do Riocentro e das vias de acesso aos pavilhões, durante todos os dias do evento. Ao todo, oito garis vão atuar nos serviços de varrição e coleta de resíduos, sendo quatro de 7h às 15h e outros quatro, de 15h às 22 horas. Um caminhão compactador dará o destino correto aos resíduos gerados.