A 14ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) está com inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site do PJ até o dia 25 de junho. Neste ano, o programa complea 20 anos desde a sua instalação. A iniciativa é voltada a adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino, e está sendo realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc).
Cada um dos 92 municípios do estado do Rio pode ter o seu representante juvenil, que será eleito em dois turnos, para viver uma experiência imersiva como deputado estadual por uma semana, com direito a formulação de projeto de lei e votação em Plenário. O deputado estadual Danniel Librelon (Rep), que é coordenador do PJ, destacou que o programa pretende conectar os jovens com a política.
– Com essa nova edição do Parlamento Juvenil, queremos mostrar à nossa juventude que há esperança e o quanto eles podem contribuir para o futuro do estado. Nós acreditamos em nossos jovens e no potencial que eles carregam dentro de si – declarou.
Nesta nova edição os alunos do ensino fundamental poderão votar no segundo turno das eleições dos representantes de suas escolas. A votação nos dois turnos será totalmente on-line. Além disso, a equipe do Parlamento Juvenil fará um trabalho itinerante pelo estado do Rio para divulgar o programa, com foco especial nas 28 cidades que não tiveram representação na 13ª edição. O roteiro de visitas inclui municípios de fora da Região Metropolitana, como Petrópolis, Varre-Sai e Campos dos Goytacazes.
– Desta forma, iremos conscientizar nossa juventude sobre a importância do exercício da atividade política e da sua participação como cidadão, valorizando suas ideias e os tornando protagonistas de um futuro melhor para o Estado Rio de Janeiro. Aqui eles terão voz! – afirmou o deputado Danniel Librelon.
Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj)
A parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), irá oferecer cursos de qualificação para os parlamentares juvenis, incluindo aulas de língua portuguesa, gestão orçamentária, ética no serviço público e técnicas legislativas, entre outros temas que poderão ajudá-los na elaboração dos projetos de lei.
Neste ano, a capacitação presencial dos PJs acontecerá entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro. A semana parlamentar, que é quando os adolescentes de fato vivenciam a atuação de um deputado no Plenário da Alerj, será realizada entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro. Durante esse período, os alunos conhecem a sede da Assembleia, elegem a Mesa Diretora, votam o Regimento Interno, além de propor projetos de lei.
As atividades, que reproduzem o trabalho dos deputados estaduais, podem resultar na aprovação de uma lei oficial, válida para todo o estado como já aconteceu. A criação do do aplicativo LegislAqui, que funciona como aplicativo de consulta dos cidadãos fluminenses aos próprios direitos e até mesmo sugestões de projetos de lei, foi ideia da estudante Larissa Westfal, integrante do Partido Juvenil.