Ouça agora

Ao vivo

Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Destaque
Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Brasil
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
Destaque
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Destaque
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Baixada Fluminense
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias
Nova Iguaçu
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias

Estado discute ampliação de atividades da UFRJ em Macaé

O prefeito Welberth Rezende recebe do reitor uma placa com moção de agradecimento celebrando os 40 anos da UFRJ em Macaé – o início foi com barracas de acampamento
Imagem: Divulgação Prefeitura de Macaé
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, se reuniu nesta terça-feira (29), na reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária da UFRJ, no Rio, com o reitor Roberto Medronho, com quem conversou sobre a ampliação das atividades da universidade em Macaé.
– Dentro do campus da UFRJ na Cidade Universitária temos vários projetos como a criação de novos laboratórios, mais blocos, restaurante escola. Já no Nupem, neste momento estamos desapropriando uma área ao lado e doando – afirmou o prefeito, se referindo ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade.
O prefeito lembrou que o governo municipal trabalha de forma expressiva no desenvolvimento econômico, como na busca por uma fábrica de fertilizantes e ascensão do agronegócio. “Macaé está crescendo em várias áreas, um terço do investimento privado do Estado do Rio é em Macaé, estamos alavancando o comércio, criando novas possibilidades com o gás natural. Hoje vivemos um novo momento com a era do gás, 70 obras em andamento e precisamos saber das frentes prioritárias da universidade para definir o que de imediato é fundamental para dar andamento”, comentou Welberth.

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou que a ideia também é ampliar a parceria. “A Prefeitura de Macaé dá o apoio fundamental para que a UFRJ funcione e se fortaleça cada vez mais”, classificou Roberto Medronho.

– Macaé é motivo de orgulho para nós, na assistência à saúde, no ensino, na pesquisa, na extensão. A ideia é aumentar as nossas parcerias e consolidar os campi do interior, expandir vagas, estender os horizontes tanto do centro disciplinar quanto do Nupem – expressou o reitor da UFRJ.

Prefeito recebe placa com moção de agradecimento

O prefeito Welberth Rezende recebeu do reitor uma placa com moção de agradecimento celebrando os 40 anos da UFRJ em Macaé – o início foi com barracas de acampamento, cujos pesquisadores analisaram lagoas costeiras. A placa faz menção à presença da UFRJ em Macaé com equidade, crescimento socioeconômico, aliado à sustentabilidade.

O vice-diretor do Nupem (gestão 2018 a 2022) e decano Francisco de Assis Esteves fez na reunião uma apresentação sobre a história da UFRJ em Macaé ao longo dos 40 anos. “As fábricas de conhecimento sediadas em Macaé, como a UFRJ, serão estratégicas para criar as condições necessárias para a produção da matéria prima, para subsidiar a construção de um futuro social, econômico e ambientalmente sustentável para seus cidadãos”, enalteceu Chico Esteves.

Propostas futuras da UFRJ-Macaé e Prefeitura de Macaé foram elencadas pelo decano do centro multidisciplinar da universidade em Macaé, Irnak Marcelo Barbosa, com abordagem sobre sinalizações do mercado.

A secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviah Picon, explicou que dois projetos com o curso de Farmácia estão em fase final para celebração do convênio. “Serão implantadas 31 estações meteorológicas em parceria com a UFRJ e a Uenf para a Defesa Civil”, realçou.

A UFRJ possui hoje em Macaé 362 docentes, 172 técnicos administrativos e 2,8 mil alunos. São nove cursos de graduação e seis de pós-graduação. Participaram da reunião a vice-reitora Cássia Turci, o líder do governo na Câmara de Macaé, vereador Luciano Diniz; a secretária de Educação, Leandra Lopes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; a secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviah Picon; pró-reitores da UFRJ; os diretores dos cursos de graduação da UFRJ em Macaé; o vice-diretor do Nupem, professor doutor Fábio DI Dario; a diretora geral do Nupem, pós-doutora Cintia Monteiro e outros representantes.

No final da reunião, o reitor endossou que o encontro desta terça foi histórico. “O conhecimento é infinito e Macaé, mantendo a vocação de cidade do conhecimento, investe em desenvolvimento social e econômico, o mercado cresce a nós cabe formar pessoas para esse desenvolvimento”, analisou.