Nesta segunda-feira, (28), o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, completa 31 anos de existência. O projeto, que foi pioneiro no Brasil e atualmente é aplicado pelas polícias militares de todo o país, já atendeu um milhão e novecentos mil crianças e jovens dos 92 municípios do estado.
O programa idealizado pela SEPM é uma adaptação brasileira de um projeto norte-americano criado em 1983, pela polícia de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos.
No Rio de Janeiro, o Proerd é realizado por mais de 175 policiais militares capacitados e com material de estudo próprio, no qual desenvolve cursos de prevenção primária às drogas e à violência no ambiente escolar, através de um semestre letivo com encontros semanais. Ao final das aulas, os alunos participam de uma formatura, com direito a certificado de conclusão.
O Proerd é um fator de proteção e prevenção desenvolvido pela Corporação visando, principalmente, a valorização da vida. Além de atividades escolares, o programa também conta com realizações de palestras.
O programa é estruturado em lições ministradas por policiais militares propiciando um forte elo com a comunidade escolar em que atuam, fortalecendo também a conexão entre a Corporação, a escola e a família.