Será inaugurada neste domingo (27), de 8 às 12h, em Macaé, a 1° ONG voltada para atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento será aberto ao público, para que todos possam conhecer o novo espaço e terá uma exposição “Autismo Não Tem Cara”, além de será servido um delicioso lanche
A iniciativa do projeto é da biomédica e neuropsicopedagoga, Marina Frouche, Fundadora e presidente da ONG Centeo de Especialização Precoce e Integração Social Juan Gabriel, nome inspirado em seu filho de 6 anos.
Marina, assim como seu filho, são autistas, e a ideia surgiu após ela realizar sozinha, uma investigação para laudo precoce de seu filho e dar certo.
“Eu comecei ajudar várias mães, criei um grupo de acolhimento e depois comecei a montar agenda de terapias para as crianças com voluntários nas clínicas particulares”, explicou Frouche, que também é especialista em DENVER, ABA e TEACCH, todas terapias especializadas em autismo.
O local é uma CLÍNICA-ESCOLA e será dividida em 3 setores:
Escola terapêutica – parte pedagógica
Clínica terapias investigação de autismo e exames
Academia do autista – fisioterapia especializada
E terá capacidade para atender até 30 crianças por hora, e 150 por dia. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 13h as 18h. Aos sábados, de acordo com a necessidade específica dos pacientes. Duas vezes por ano, no Dia das crianças e no Dia do Autista, também será realizada, a remada solidária, com aula de remo na lagoa.
A ONG CEPIS foi fundada em 2020 e inclusive já é utilidade pública municipal desde 2022. Como a ONG é uma instituição sem fins lucrativos e independente, todos os profissionais que irão atender no espaço, são voluntários.
Para arrecadar fundos e pagar o aluguel, eles irão oferecer quentinha solidária, Dia da Beleza com valores sociais e também consulta com neurologista com valor social.
A ONG CEPIS Juan Gabriel fica localizada na Rua Jota Koop, 133, Centro.