Morreu na manhã deste sábado (26), o cantor MC Marcinho, de 45 anos, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, em decorrência da falência múltipla de órgãos. A informação foi confirmada pela unidade de saúde através de um comunicado.
“O Hospital Copa D’Or confirma com pesar a morte da paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado(26), às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, informa a nota.
Conhecido como o Príncipe do Funk, pioneiro do estilo no Rio de Janeiro e expoente da vertente melody, romântica, MC Marcinho estava internado desde o dia 27 de junho. Cantor e compositor, famoso pelos hits “Rap do Solitário”, “Princesa”, “Glamurosa” e “Garota nota 100”, Márcio André Nepomuceno nasceu em Duque de Caxias em 1977, filho de um sambista, e foi criado em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Marcinho deixa cinco filhos: Matheus e Marcelly, de 23 anos, Sara, de 22, Marcelo, 21, e Marcinho, de 16. Em junho deste ano, foi anunciado o fim do casamento do cantor com Kelly Garcia, depois de 20 anos juntos. Kelly revelou a separação em postagem nas redes sociais, três dias antes do funkeiro ser internado. O divórcio foi oficializado no último domingo (20).
Internação
O cantor estava internado há quase dois meses, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, com um quadro de insuficiência cardíaca e renal e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos no dia 10 de julho.
No dia 13 de julho, o funkeiro recebeu um coração artificial, chamado de “dispositivo de assistência ventricular (DAV)”. Trata-se de um aparelho que bombeia sangue para o corpo, cumprindo ou complementando a função do coração humano. É indicado para pacientes com insuficiência cardíaca grave, que não podem receber transplante ou não podem ter o seu quadro controlado por medicamentos.
No início da semana, Marcinho apresentou um quadro de infecção generalizada, conhecido como sepse, e precisou de cuidados mais intensivos.
Por causa da infecção generalizada, MC Marcinho se tonou inativo na fila de transplante de coração, até que o problema seja sanado.
Nesta sexta, após boatos de que o artista teria morrido, a assessoria reforçou que o cantor seguia vivo.
“Mc Marcinho continua vivo e em estado grave. Contamos com a colaboração de todos com informações verdadeiras, em respeito à família e aos fãs. Ele está grave, sim, a família foi chamada, sim, mas ele segue ligado aos aparelhos”, afirmou a assessora.
No começo da noite desta sexta, a irmã de Marcinho, Gisa Garcia, postou um convite para amigos e fãs de Marcinho participarem de um clamor de oração pela saúde do cantor.
“Vamos orar porque Deus pode”, escreveu na legenda da imagem em que convoca para a oração para o irmão no sábado (26), às 20h.
Marcinho convive com uma série de doenças crônicas há cerca de dez anos: diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada.
Inativo na fila
Segundo as regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor de órgãos tem que ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão.
Coração artificial
No dia 13 de julho, MC Marcinho recebeu um coração artificial, um dispositivo de duração intermediária, que pode ser usado de três a quatro meses.
Além de ter condições de saúde para receber o órgão, o receptor precisa de um órgão do mesmo tipo sanguíneo e que seja de alguém que tenha um peso próximo ao dele.