Embora tenham sido incluídos no programa Escola Parceira, da prefeitura, em que o governo dá bolsa de estudos para estudantes em escolas privadas de Niterói, cerca de 1.500 alunos bolsistas estavam sem fazer a merenda nas instituições, pois não tinham dinheiro para comprar nada na cantina. Para resolver isso, o governo tinha enviado à Câmara Municipal, em junho, mensagem executiva garantindo um “vale-alimentação”, que foi aprovado no começo deste mês.
O prefeito Axel Grael sancionou a lei, que foi publicada nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial do Município. Diz o texto: “Será acrescido às bolsas de estudos o custeio com as despesas relativas à alimentação do aluno signatário do Programa, que serão reembolsadas pelo Poder Público, de acordo com a planilha de custos estimados referente ao fornecimento de alimentação para o ano letivo de 2023 na Rede Pública de Ensino.”
A bolsa de estudo tinha sido concedida a estudantes que não haviam conseguido vaga nas escolas da rede pública municipal. O programa foi criado este ano. De acordo com a prefeitura, eles ficarão lá até que sejam abertas novas vagas na rede.