O governador Cláudio Castro e a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, inauguraram, nesta terça-feira (15), o Restaurante do Povo Herbert de Souza, na Central do Brasil. A nova unidade, a 11ª em funcionamento no estado, é o maior equipamento modular do gênero na América Latina.
Com investimento de R$ 9 milhões do Governo do Estado, o restaurante vai funcionar em parceria com a Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, e vai servir diariamente 3 mil almoços pelo preço de R$1,00. A expectativa é aumentar a oferta de refeições para 5 mil almoços.
Para selar o novo serviço voltado à população em maior vulnerabilidade social, o Estado e o Sesc RJ assinaram um Termo de Cessão de Uso do local com duração de um ano, mas que poderá ser renovado. Nesse período, o Sesc RJ prestará o serviço de preparo e fornecimento das refeições. Administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o restaurante irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, e tem capacidade para 600 lugares. Idosos e pessoas com deficiência não pagam.
Homenagem a Betinho
O nome do restaurante é uma homenagem ao sociólogo Herbert José de Souza (1935-1997), o Betinho, considerado o “pai” do combate à fome no Brasil e um dos mais importantes ativistas dos Direitos Humanos.
No Rio de Janeiro, a primeira unidade estabelecida na cidade foi o Restaurante Popular Betinho, localizado na Central do Brasil, e inaugurado em 2000. Anos depois, o restaurante fechou e agora reabre, em novo endereço, na rua Barão de São Félix, prestando a mesma homenagem.