Ouça agora

Ao vivo

“Torcedores” promovem campanha de ódio contra Vini Jr e La Liga pede a prisão imediata dos envolvidos
Destaque
“Torcedores” promovem campanha de ódio contra Vini Jr e La Liga pede a prisão imediata dos envolvidos
Saúde quer imunizar 28 milhões de animais contra raiva em todo o país
Brasil
Saúde quer imunizar 28 milhões de animais contra raiva em todo o país
Nova Iguaçu abre inscrições para cadastro de produtores no Programa de Aquisição de Alimentos
Nova Iguaçu
Nova Iguaçu abre inscrições para cadastro de produtores no Programa de Aquisição de Alimentos
Integrantes da campanha de Renan Marassi são presos com materiais de ataque à Tande e Diogo Balieiro
Política
Integrantes da campanha de Renan Marassi são presos com materiais de ataque à Tande e Diogo Balieiro
Oficina teatral gratuita acontece neste domingo (29)
Maricá
Oficina teatral gratuita acontece neste domingo (29)
Salários de familiares do prefeito de Três Rios chamam atenção por valores acima da média
Destaque
Salários de familiares do prefeito de Três Rios chamam atenção por valores acima da média
Setembro verde: cresce o número de famílias que concordam em doar órgãos nos hospitais do Governo do Estado
Destaque
Setembro verde: cresce o número de famílias que concordam em doar órgãos nos hospitais do Governo do Estado

Pesquisa demonstra que a vivência escolar é mais marcada por violência para pessoas pretas

Segundo a pesquisa, 20% dos participantes relataram ter sofrido violência física
Imagem: Reprodução

A pesquisa intitulada “Percepções do Racismo no Brasil” revela que cerca de um terço dos brasileiros acima de 16 anos enfrentou algum tipo de violência enquanto frequentava a escola. Este estudo foi encomendado ao Ipec e surgiu como resultado da colaboração entre o Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) e o Instituto de Referência Negra Peregum.

Conforme o levantamento, pessoas negras têm maior probabilidade de relatar terem sido vítimas de racismo em comparação com as pessoas brancas. Segundo a pesquisa, 20% dos participantes relataram ter sofrido violência física (incluindo empurrões, tapas, entre outros). Entre esses, 29% eram pessoas negras e 16% eram pessoas brancas.

“Esses dados sustentam a necessidade de fortalecer políticas públicas para enfrentar o racismo estrutural e destacam a importância da educação formal e não formal que se concentra na superação de práticas racistas e no combate às desigualdades”, afirma Rosalina Soares, assessora de pesquisa e avaliação da Fundação Roberto Marinho.

O estudo, de abrangência nacional e metodologia quantitativa, contou com uma amostra de 2.000 participantes. Os dados foram coletados de forma presencial, quando os profissionais da consultoria abordaram os indivíduos e administraram um questionário com perguntas e alternativas predefinidas relacionadas ao tema da pesquisa. A coleta ocorreu em 127 municípios brasileiros das cinco regiões do país entre 14 e 18 de abril de 2023, com indivíduos a partir de 16 anos. A pesquisa também destaca que:

  • 18% dos entrevistados relataram ter sofrido violência psicológica (incluindo ameaças, humilhações, insultos, entre outros);
  • 8% dos entrevistados relataram ter sofrido violência moral (incluindo difamação, exposição da vida íntima, etc.);
  • 6% dos entrevistados relataram ter sofrido violência patrimonial (incluindo destruição, danos, furto ou roubo de objetos);
  • 3% dos entrevistados relataram ter sofrido violência sexual (incluindo atos sexuais indesejados, investidas ou comentários sexuais).

Com apoio da Fundação Roberto Marinho, as instituições envolvidas no estudo se reúnem nesta sexta-feira para explorar os dados da pesquisa no contexto da educação. O evento será mediado por Ana Paula Brandão, gestora do Projeto SETA e diretora programática da ActionAid Brasil.

A abertura será conduzida por Luciana Ribeiro, especialista em Educação do SETA, que apresentará os resultados da pesquisa. Já o debate contará com a participação de Valter Silvério, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Lucimar Rosa, diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola MEC/SECADI; Rosalina Soares, assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho; e Joana Oscar, gerente de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Segundo Ana Paula Brandão, o diálogo com as organizações e movimentos sociais que conduzem pesquisas e atividades educacionais é fundamental:

“Essas instituições contribuem para a produção de evidências, dados e o desenvolvimento de metodologias que podem e devem ser usadas pelas entidades públicas. Ao mesmo tempo, elas também desempenham um papel de defesa pública, pressionando o governo a implementar políticas públicas para uma educação antirracista”, afirma a gestora do Projeto SETA.

Além disso, a pesquisa revela outros resultados, como:

  • 21% das pessoas negras relataram ter sofrido violência psicológica na escola;
  • 18% das pessoas pardas relataram ter sofrido violência psicológica na escola;
  • 17% das pessoas brancas relataram ter sofrido violência psicológica na escola;
  • 40% das mulheres negras indicaram a aparência física como motivo de violência;
  • 40% das mulheres pardas indicaram a aparência física como motivo de violência;
  • 37% das mulheres brancas indicaram a aparência física como motivo de violência;
  • 63% das mulheres negras apontaram a raça/cor/etnia como motivo de violência;
  • 57% dos homens negros apontaram a raça/cor/etnia como motivo de violência;
  • 25% dos homens pardos apontaram a raça/cor/etnia como motivo de violência;
  • 19% das mulheres pardas apontaram a raça/cor/etnia como motivo de violência;
  • 15% dos homens brancos apontaram a raça/cor/etnia como motivo de violência;
  • 13% das mulheres brancas apontaram a raça/cor/etnia como motivo de violência.

O lançamento da pesquisa “Percepções do Racismo no Brasil” ocorrerá em 15 de agosto de 2023, no auditório da Editora O Globo, no Rio de Janeiro. O evento contará com apresentações e debates sobre os resultados obtidos.