Morreu na madrugada deste domingo (13) no Rio de Janeiro, aos 83 anos, o historiador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Murilo de Carvalho. Ele estava internado no Hospital Samaritano com Covid-19.
José Murilo é considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros. Por sua profunda compreensão da história política e social do Brasil, especialmente do período imperial. Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, e na Fundação Ortega y Gasset em Madrid.
O historiador deixou uma marca significativa na história e na intelectualidade brasileira, por todas as suas contribuições acadêmicas e literárias e por deixar uma valiosa contribuição para as gerações futuras.
O velório está marcado para às 9h da manhã desta segunda-feira (14) na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio de Janeiro. Após o velório, às 13h, os restos mortais do historiador seguirão para seu repouso final no mausoléu da ABL, situado no Cemitério São João Batista, situado em Botafogo, na Zona Sul da cidade.