O PSG vai liberar Neymar Jr ao Barcelona. O acordo está muito próximo. Os detalhes que faltam é a liberação do clube francês e o convencimento de Xavi. O Barça acredita que ele não vai se opor, pela ótima oportunidade de mercado.
A ideia do Barcelona é assinar com o craque brasileiro com valores salariais menores durante uma temporada, aumentando com o passar dos anos. Os culés esperam a rescisão do camisa 10 com o PSG para avançar as tratativas, para não correr risco de uma punição da Fifa.
Barcelona e Neymar iniciaram as negociações na última quarta-feira (09). O projeto apresentado prevê aumento salarial nos anos seguintes, quando se entende que a situação financeira blaugrana vai melhorar.
A liberação por parte do PSG se dá pelo altíssimo salário de Neymar. Em julho do ano passado, o craque estendeu o contrato com o clube francês até junho de 2027. Segundo dados da revista Forbes, divulgados em 2022, o astro brasileiro recebe em torno de 50 milhões de euros (R$ 268 milhões) anuais entre salários e bônus por metas em campo.
O PSG quer contratar novos jogadores, com um perfil diferente do atual camisa 10 do clube, em um “tratamento de choque” montado por Luis Enrique, anunciado como novo treinador da equipe nesta janela.
Neymar chegou ao PSG, vindo do Barcelona, em agosto de 2017. O clube francês pagou a multa rescisória de 222 milhões de euros e consolidou a contratação mais cara, até hoje, da história do futebol.
Desde então, Neymar disputou 173 partidas pelo clube francês e anotou 118 gols. Ao todo, conquistou 13 títulos, sendo eles: Campeonato Francês (5x), Copa da França (3x), Copa da Liga Francesa (2x) e Supercopa da França (3x).