Na tarde desta quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente em um evento na região do Porto Maravilha para anunciar uma série de investimentos no município do Rio de Janeiro.
Durante o encontro foi assinado o Acordo sobre o Porto Maravilha, o Ato de Coordenação de Aeroportos do Rio de Janeiro e a assinatura da parceria com o IMPA Tech, a Faculdade de Matemática.
Porto Maravilha
No ato, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram o termo de declaração de acordo para a retomada de investimentos na região portuária da cidade. A principal medida é a reestruturação do Projeto Porto Maravilha, criado em 2009, por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
No acordo, está previsto a continuidade das obras de infraestrutura e urbanismo, travadas desde 2018 por um impasse financeiro entre Caixa e prefeitura. Também haverá expansão da área de investimentos imobiliários do Fundo Porto Maravilha, administrado pela Caixa, com a inclusão no projeto, do bairro de São Cristóvão. É prevista ainda uma extensão do prazo de operação em mais 25 anos. A perspectiva é lançar novos empreendimentos residenciais e comerciais, e transformar a região em polo cultural, turístico e econômico.
Ato de Coordenação de Aeroportos do Rio de Janeiro
O Governo Federal também assinou, durante o encontro, a portaria em prol do aumento do número de voos no Aeroporto Internacional do Galeão. A medida vai ao encontro com a solicitação da Prefeitura do Rio.
A portaria deve ser adotada em caráter de urgência, a partir do dia 2 de janeiro de 2024, para permitir a adequação das malhas das empresas aéreas, minimizando o impacto sobre os passageiros e reduzindo os voos no Aeroporto Santos Dumont. De acordo com a resolução, as operações no Santos Dumont devem ser planejadas observando a distância máxima de 400 quilômetros de seu destino ou origem, em aeroportos de voos domésticos.
Segundo a Infraero, serão implantadas áreas de escape na pista do aeroporto, visando a segurança operacional dos voos, levando em conta que o Santos Dumont é limitado, geograficamente, pela Baía de Guanabara.
IMPA Tech no Porto Maravalley
A região do Porto Maravilha vai receber a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o IMPA Tech. A estrutura está sendo construída pela Prefeitura do Rio em um galpão de 10 mil m² e ficará pronta ainda neste semestre. O espaço vai abrigar um hub de tecnologia, para startups e grandes empresas do setor, além do IMPA Tech. O Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, ficará responsável pelo custeio da faculdade, começando com 100 alunos no primeiro ano e investimentos de R$ 16,7 milhões, e ao fim de quatro anos com 400 estudantes, ao custo de R$ 55,9 milhões.
Com previsão para abrir em 2024, o IMPA Tech vai usar o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no processo seletivo. O curso terá ênfase em matemática, ciência da computação, ciência de dados e física.
O IMPA é um reconhecido centro de pesquisa matemática internacional. Oferece cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissionalizante. Promove formação continuada para professores de matemática e organiza a OBMEP e o Festival Nacional da Matemática.