Olhos atentos a cada passe em busca da oportunidade certeira para fazer um gol. É assim que a atacante Eduarda Cristina, de 13 anos, fica durante as partidas de futebol realizadas no Craque do Amanhã, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O projeto gratuito, que conta com fomento do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, atende a cerca de 600 meninas e meninos de 8 a 17 anos no município e nas unidades de Duque de Caxias e Belford Roxo. O incentivo à participação feminina já rende frutos e esse público representa cerca de 40% do total de inscritos.
Além de incentivar a prática esportiva, o Craque do Amanhã oferece atividades extracurriculares e disponibiliza aulas de português, matemática, inglês, entre outras. Cursos de qualificação profissional realizados em parceria com diferentes instituições também são oferecidos, assim como suporte para o preparo físico com programas de redução de peso e atendimento psicológico. A iniciativa tem ajudado a construir um futuro melhor para muitos jovens.
– Me interessei por futebol quando conheci o projeto. Agora faço curso de assistente administrativo e será muito bom para mim. Sem falar que aprendemos a socializar, pois temos muitas atividades em grupo. Jogamos com os meninos, que são muito respeitosos com as meninas – contou a aluna Rebeca Maria, de 15 anos.
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, a Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta que consolida as atividades como meio de transformação e inclusão social.
– O futebol feminino está conquistando seu espaço merecido, inspirando mulheres a perseguir seus sonhos nos gramados e mostrando talento para o mundo todo. E projetos como o Craque do Amanhã coroam essa parceria do Governo do Rio com ações bem-sucedidas desenvolvidas pela própria sociedade. Através da Lei de Incentivo ao Esporte, o Governo consegue fomentar o setor para que esses projetos ampliem seu alcance, ofereçam melhores serviços, além de hábitos saudáveis e mais oportunidades para a população – disse o secretário.
*Referência em campo*
Durante as partidas de futebol, a referência caminha lado a lado das meninas. No time de professores, a profissional de Educação Física Yanna Pacheco, de 40 anos, mostra o bom desempenho feminino nas aulas de futebol.
– Estar aqui fez com que muitas meninas se sentissem mais à vontade em fazer parte do projeto. O crescimento delas no Craque do Amanhã foi um processo formiguinha. De início, não tínhamos muitas querendo participar e também havia a dificuldade de os meninos aceitarem jogar com elas. Mas o trabalho em equipe foi fundamental e com a equipe psicossocial fizemos um trabalho incrível sem preconceito e mostramos a importância da inclusão. A partir dessa mudança, quem ficava parada em um cantinho, hoje quer jogar não somente com as meninas, mas com os meninos também – destacou Yanna.
Mesmo com a derrota da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo, as jogadoras seguem como inspiração para muitas jovens do projeto.
– Admiro muito a Marta. Ela é a melhor inspiração! Quando a vi jogar pensei: posso ser uma jogadora de futebol também – relatou Eduarda.
Para quem quiser fazer parte do time Craques do Amanhã, basta comparecer a um dos locais do projeto com um responsável e os documentos básicos em mãos, das 8h às 17h.
*SERVIÇO*:
– Unidade São Gonçalo:
Escola Municipal Ernani Faria – Rua Oliveira Botelho, 785 – Neves.
– Unidade Duque de Caxias:
CIEP Brizolão 228 Darcy Vargas – Avenida do Porto, nº 0 – Saracuruna
– Unidade Belford Roxo:
Clube da Bayer – Estrada da Boa Esperança, nº 650, Bom Pastor