A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou neste sábado (29) as novas instalações da UTI neonatal do Hospital Maternidade Carmela Dutra, no Lins de Vasconcelos. O setor oferece 14 leitos para recém-nascidos de alto risco, com uma média de 300 internações por ano. A maternidade também passou por outras melhorias, para dar mais acolhimento e mais qualidade ao atendimento.
O telhado da UTI passou por reparos com troca da manta de impermeabilização. O teto foi refeito, ganhando novo forro, e também as paredes externas foram impermeabilizadas. Os armários, que estavam danificados, foram todos substituídos e o setor ganhou nova pintura e ambientação, para ficar mais acolhedor para as mamães que passam por dias de tanta tensão com os bebês internados.
Também houve melhorias no setor de acolhimento e classificação de risco, com pintura e ambientação no padrão do Programa Cegonha Carioca. A sala de reunião em que as futuras mamães são acolhidas e orientadas durante a visita da cegonha, quando vão conhecer a maternidade onde terão seus bebês, também foi totalmente reformada e recebeu novo mobiliário. No local as famílias recebem dos profissionais informações importantes sobre a hora do parto e para saber o momento certo de ir para a maternidade.
A maternidade também recebeu novos computadores para a implantação do prontuário eletrônico, importante ferramenta que pode ser usada na comunicação de informações entre as unidades de saúde. A expectativa da SMS é ter 100% das maternidades com prontuário eletrônico, completando toda a rede hospitalar e de Atenção Primária do município do Rio de Janeiro.
O Hospital Maternidade Carmela Dutra foi inaugurado em 1949 e é uma das unidades materno-infantis mais importantes da rede municipal, referência para gestações e partos de alto risco, com 3.460 nascimentos em 2022. A rede da SMS conta ao todo com 11 maternidades e uma casa de parto. No ano passado, 36.270 carioquinhas nasceram nas maternidades da rede municipal de saúde.
Novos equipamentos para as maternidades da rede municipal:
As maternidades e a casa de parto da rede municipal receberam este mês novos equipamentos para monitoramento dos bebês ainda no útero materno. Ao todo, foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde 220 detectores fetais (sonares doppler) e 55 aparelhos de cardiotocografia, para ouvir os batimentos cardíacos do feto.