Nesta sexta-feira (28), agentes da Polícia Militar, da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Subprefeitura da Grande Tijuca realizam uma operação de ‘choque de ordem’ no entorno da Comunidade do Metrô, próxima à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e ao Estádio do Maracanã. Durante a operação, um homem foi preso e drogas foram apreendidas.
Além das buscas por traficantes e drogas, os agentes também estão demolindo construções irregulares que foram erguidas nas proximidades da Avenida Radial Oeste. Até o momento, sete estruturas foram desmontadas, e um ferro-velho irregular também foi demolido.
Segundo informações da Seop, um veículo foi apreendido, e dezenas de crack e pinos de cocaína foram recolhidos.
Essa ação vem em resposta a um incidente ocorrido na última terça-feira (25), quando dois policiais foram atacados a pedradas por cerca de 30 usuários de drogas e traficantes enquanto tentavam retirar um usuário de drogas de uma das pistas da Avenida Radial Oeste. Uma granada de gás lacrimogêneo foi usada para conter o grupo, mas os usuários de drogas conseguiram fugir. Apesar do ataque, ninguém ficou ferido, mas uma viatura foi atingida por pedras e vidros.
A região tem enfrentado um aumento da criminalidade nos últimos meses, levando a reclamações frequentes por parte dos moradores e estudantes da Uerj.
A operação de hoje também conta com a presença de agentes da Guarda Municipal, Comlurb, Secretaria de Assistência Social, Rio Luz e Águas do Rio, unindo esforços para combater a criminalidade e melhorar a segurança na área.