A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira (26), no Palácio da Cidade, o Pró-Carioca Audiovisual, programa de Fomento Carioca de 2023, que irá investir mais de R$ 64 milhões no setor, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.
Os valores são provenientes de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo. Esse é o maior montante distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a sua criação em 1992. A cerimônia de lançamento contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, e do diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira.
O Pró-Carioca Audiovisual contempla, ainda, investimentos nos cinemas de rua, na formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca.
Desde 2021, a Riofilme tem construído uma sólida política afirmativa para a democratização na distribuição dos recursos nas suas ações de fomento. Os editais têm regras claras de pontuação adicional priorizando grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências.
Os novos editais terão textos na íntegra e sistema de inscrição disponíveis na área de editais do site da empresa. As inscrições abrem nesta quinta-feira (27) e seguem até 25 de agosto.
Na modalidade Reembolsável (devolução de uma parte à RioFilme), estão abertas as inscrições para os editais de:
- Distribuição de Longa-Metragem: R$ 1 milhão;
- Produção de Longa-Metragem Ficção e Animação: R$ 22,5 milhões.
Na modalidade Não Reembolsável, foram lançados os seguintes editais:
- Produção de Longa-Metragem ou Série Documental: R$ 5,6 milhões;
- Desenvolvimento de Projetos: R$ 4,5 milhões;
- Desenvolvimento e Produção de Jogos Eletrônicos: R$ 1,4 milhão;
- Produção de Curta-Metragem: R$ 1,9 milhão;
- Produção de Novas Temporadas de Webséries: R$ 600 mil;
- Apoio a participação em Mostras e Festivais: R$ 140 mil;
- Apoio a Ações Locais de Formação e Cineclubes: R$ 1,2 milhão.
O apoio a Mostras e Festivais terá ações estratégicas de investimento direto e seleção via edital, somando o investimento de R$ 5,7 milhões.