Pelo menos uma pessoa morreu e outras ficaram feridas no incêndio de um navio de bandeira do Panamá que transportava cerca de 3 mil carros na costa holandesa. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira, pela Guarda Costeira da Holanda.
Segundo o grupo de radiodifusão pública holandês NOS, o incêndio pode ter sido provocado por um dos 25 veículos elétricos transportados pelo navio. Mas a porta-voz da Guarda Costeira disse à AFP que, por enquanto, não se sabe as causas do incêndio, que provocou uma morte e vários feridos.
“O incêndio pode durar alguns dias”, explicou a porta-voz, especificando que a equipe de resgate encarregada de apagar o fogo ainda não pode fazê-lo porque o navio não está estabilizado.
“Para isso, precisa levar pessoas a bordo e apagar o fogo. Isso significa que terão que levar água para o navio, o que implica mais riscos”, afirmou, acrescentando que neste momento água foi pulverizada no flancos da embarcação, para resfriá-la.
Uma embarcação de resgate tentava controlar a posição do navio para que não afunde, informou a Guarda Costeira.
As equipes de emergência receberam uma ligação pouco depois da meia-noite relatando o incêndio no Fremantle Highway, cerca de 27 quilômetros ao norte da ilha holandesa de Ameland. Os 23 tripulantes foram retirados do navio, segundo a Guarda Costeira. “A tripulação tentou apagar o fogo sozinha, mas não conseguiu. Uma pessoa, infelizmente, acabou morrendo”, acrescentou.
Um porta-voz do prefeito da Ilha Ameland, Leo Pieter Stoel, disse temer sérios danos ao meio ambiente se o navio afundar.
“É o grande medo das ilhas, que aconteça algo em um dos canais de navegação que possa prejudicar o ambiente”, acrescentou, citado pela agência de notícias holandesa ANP.
O “Fremantle Highway” é um navio de transporte de automóveis com capacidade para 18.500 toneladas de carga que navegava entre Bremerhaven, na Alemanha, e Porto Saíde, no Egito, segundo o site de monitoramento de tráfego marítimo Marine Traffic.