O time gaúcho busca o sexto título do torneio. O Tricolor foi campeão em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016. Atual campeão, o rubro-negro carioca persegue o seu quinto título, após levantar a taça em 1990, 2006, 2013 e 2022.
O Grêmio entra na semifinal após vencer o Atlético-MG na Arena com dificuldades, mas que deixou a equipe na vice-liderança do Brasileirão mesmo com um jogo a menos. Antes, havia conseguido a classificação sobre o Bahia na disputa de pênaltis. Suárez é a grande dúvida do Tricolor para o jogo.
O Flamengo chega para este duelo vindo de três empates em quatro jogos – a vitória foi justamente contra o Athletico, na classificação da Copa do Brasil. Jorge Sampaoli não poderá contar com Erick Pulgar, que se recupera de lesão, e David Luiz, desfalque de última hora por dores no joelho.
Escalações prováveis
Grêmio – técnico: Renato Portaluppi
Renato terá o retorno de Villasanti, poupado no fim de semana pelo Brasileirão com desconforto muscular. Suárez também pode ser o outro acréscimo. O uruguaio também não jogou contra o Atlético-MG e segue como dúvida. É o camisa 9 quem relata o tamanho das dores. Renato vai repetir o sistema de jogo com três zagueiros.
Provável escalação: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo, Cristaldo, Bitello e Reinaldo; Luis Suárez (André Henrique ou Ferreira)
Quem está fora: Jhonata Robert (cirurgia no joelho) e Pepê (lesão muscular).
Pendurados: Kannemann.
Flamengo – técnico: Jorge Sampaoli
O último treino seguiu o mistério como é de costume do argentino. A ausência de David Luiz coloca Fabrício Bruno como titular novamente ao lado de Léo Pereira. Sem Pulgar, lesionado, e sem Gerson, suspenso, o meio-campo deve ser formado por Allan e Thiago Maia. Filipe Luís pode ser surpresa na lateral esquerda, e Bruno Henrique deve seguir no ataque.
Provável escalação: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas (Filipe Luís), Allan, Thiago Maia, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
Quem está fora: Pulgar (lesão na coxa), David Luiz (dores no joelho) e Gerson (suspenso).
Pendurados: Ayrton Lucas, Wesley e Gabigol.
Arbitragem
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes 1 e 2: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Quarto árbitro: Joao Vitor Gobi (SP)