No mês de junho, o Estado do Rio de Janeiro manteve sua liderança na indústria siderúrgica do país, com uma produção de 715 mil toneladas de aço bruto, representando 27,9% do volume nacional. No acumulado do ano até junho de 2023, o estado produziu 4,1 milhões de toneladas, o que corresponde a 26% da produção nacional. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço.
O governador Cláudio Castro ressaltou a importância da indústria siderúrgica para o crescimento econômico, sua contribuição para indicadores sociais, como geração de empregos e renda, além do impacto positivo na balança comercial.
No mesmo período, a produção brasileira de aço bruto alcançou 2,5 milhões de toneladas em junho de 2023, e 15,9 milhões de toneladas no acumulado do ano.
O Rio de Janeiro possui um parque siderúrgico relevante, com a presença de grandes empresas como Ternium, ArcelorMittal, CSN e Gerdau, consolidando-se como um dos maiores produtores mundiais de aço bruto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, destacou a importância dessas empresas para a economia do estado.