Governo vai chamar clubes de futebol para falar de bets
Brasil
Governo vai chamar clubes de futebol para falar de bets
Comércio carioca inicia contratação de temporários para o fim de ano
Rio de Janeiro
Comércio carioca inicia contratação de temporários para o fim de ano
Número de crianças e adolescentes acolhidos cresce 10,8% no RJ
Estado
Número de crianças e adolescentes acolhidos cresce 10,8% no RJ
Holandês e colombiano rendem agentes e tentam fuga de presídio em Bangu
Rio de Janeiro
Holandês e colombiano rendem agentes e tentam fuga de presídio em Bangu
Datafolha: 47% dos brasileiros reprovam ministros do STF
Brasil
Datafolha: 47% dos brasileiros reprovam ministros do STF
Papa Leão XIV pede que Igreja na França ‘persevere’ no combate aos abusos sexuais
Mundo
Papa Leão XIV pede que Igreja na França ‘persevere’ no combate aos abusos sexuais
NFL no Rio: esquema de trânsito, metrô, segurança e regras para o jogo deste domingo no Maracanã
Destaque
NFL no Rio: esquema de trânsito, metrô, segurança e regras para o jogo deste domingo no Maracanã

Jornalista e escritor Zuenir Ventura, morre aos 95 anos

O falecimento do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) foi informado pela família do jornalista

O jornalista Zuenir Ventura morreu aos 95 anos, nesta terça-feira (22/9). O falecimento do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) foi informado pela família ao jornal O Globo. A causa do falecimento de Zuenir ainda não foi revelada.

Zuenir Ventura é considerado um dos jornalistas e escritores mais importantes do país, especialmente por transformar grandes acontecimentos políticos e sociais em livros-reportagem.

Nascido em Além Paraíba, Minas Gerais, em 1931, ele passou por veículos como Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, O Cruzeiro, Visão, Veja, IstoÉ, Jornal do Brasil e O Globo.

Ele foi eleito no dia 30 de outubro de 2014 como sétimo ocupante da Cadeira n.º 32 da ABL, na sucessão de Ariano Suassuna.

Trajetória

De 1968 a Chico Mendes
Uma de suas obras mais conhecidas é 1968 — O ano que não terminou, publicada em 1988. O livro revisita o Brasil e o mundo a partir dos acontecimentos daquele ano, marcado pela repressão da ditadura militar, pelas transformações culturais e pela mobilização política. A reportagem foi publicada duas décadas depois dos acontecimentos e tornou-se uma referência sobre o período, além de inspirar a minissérie Anos Rebeldes, da TV Globo.

O próprio Zuenir dizia que 1968 havia deixado de ser apenas uma data histórica. — A sensação é de que 1968 não foi um ano, mas sim um personagem. Tanto que, 50 anos depois, continuamos falando, comentando, explicando o que aconteceu — afirmou ao GLOBO em 2018.

Outro trabalho de grande repercussão nasceu de uma investigação sobre o assassinato de Chico Mendes. Em 1989, Zuenir passou um mês apurando o crime para o Jornal do Brasil. A série de reportagens sobre o seringueiro e líder ambientalista, assassinado em dezembro de 1988, venceu os prêmios Esso e Vladimir Herzog de Jornalismo. Anos depois, o material foi ampliado e publicado em livro como Chico Mendes — Crime e castigo, em 2003.

Um Rio dividido pela violência
A desigualdade social e a violência urbana também estiveram no centro da produção de Zuenir. Em Cidade partida, publicado em 1994, o jornalista voltou sua atenção para Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, onde uma chacina havia deixado 21 mortos no ano anterior.

Para escrever o livro, ele visitou diversas vezes a comunidade e acompanhou moradores e organizações da sociedade civil que atuavam contra a violência. A obra retratou as barreiras socioeconômicas que separavam diferentes partes da cidade e recebeu o Prêmio Jabuti no mesmo ano de sua publicação.

A relação de Zuenir com os acontecimentos que retratava também aparece em 1968: O que fizemos de nós, lançado em 2008. Vinte anos depois de seu primeiro livro sobre aquele período, ele voltou aos ideais e comportamentos que marcaram os chamados anos rebeldes e investigou o que havia permanecido daquela geração. A obra aborda temas como feminismo, movimento negro, movimento gay, ambientalismo, drogas e mudanças nos costumes.

Uma carreira dedicada à reportagem
A vocação para a apuração acompanhou Zuenir desde o início da carreira. Depois de começar no arquivo da Tribuna da Imprensa, ele passou por veículos como Correio da Manhã, O Cruzeiro, Visão, Veja, IstoÉ e Jornal do Brasil. Em 1999, tornou-se colunista de O GLOBO.

Para ele, o trabalho do repórter começava nas ruas. — Nada substitui o olho no olho. Muitas vezes, o silêncio em uma entrevista fala mais do que as palavras — afirmou em 2008 à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Em outro depoimento, ao Memória Globo, definiu a profissão como um trabalho de “garimpagem”, responsável por produzir a matéria-prima que posteriormente seria aprofundada pelos historiadores.

Em 2014, Zuenir foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira deixada por Ariano Suassuna. Em 2022, recebeu o Prêmio Faz Diferença, de O GLOBO, na categoria livros, após lançar uma versão ampliada de Minhas histórias dos outros, obra em que recuperou personagens que atravessaram sua trajetória, entre eles Glauber Rocha, Nelson Rodrigues, Betinho e Carlos Drummond de Andrade.

Zuenir deixa a mulher, Mary Ventura, e os dois filhos, o jornalista Mauro Ventura e a editora Elisa Ventura.