Nesta quarta-feira (25) começou a 6ª edição do Festival Cine Educação. O evento terá como tema ‘Educação e as Metrópoles’ e vai percorrer o Rio de Janeiro, passando pela Baixada Fluminense, com curtas e debates sobre cinema e cultura entre os dias 25 e 27 de outubro.
Este ano, a temática escolhida foi Metrópoles, a partir dos eixos: mobilidade, segurança pública, direitos humanos, meio ambiente e acesso à cultura e saúde. Até sexta-feira (27), o evento vai passar pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Centro do Rio, por Japeri, Campo Grande e pelo bairro de Botafogo.
Mais de 50 autores se inscreveram para participar desta edição e os premiados serão exibidos ao longo do festival. Entre os destaques dessa edição, teremos a participação do projeto Guardiãs das Matas, programa da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio de Janeiro que trabalha com a preservação ambiental das matas nas comunidades da cidade.
Bernard Brito, coordenador do Cine Educação, comentou a importância de trazer a participação das mulheres para debater as questões socioambientais da nossa região. “Conhecer o olhar feminino sobre temas tão caros a sociedade é fundamental para combater o racismo ambiental que afeta especialmente as mulheres”, disse.