A iniciativa, dirigida pelo RioSolidario, instituição parceira do governo estadual, está em andamento em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. As alunas entram em contato com ferramentas de gestão e informações sobre temas como marca, mercado, finanças e recursos humanos. Após o treinamento, ainda são assessoradas, durante 90 dias, por especialistas.
A próxima turma iniciará dia 19 de junho a 23 de junho com 5 dias de aulas presenciais, na Casa Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima no bairro de São Bernardo – Belford Roxo. Durante as aulas as alunas recebem certificado com 30 horas de participação, identidade visual, material didático, todo material complementar e um lanche diário.
De acordo com a professora da capacitação, Adriana Cruz, durante as aulas, além da parte técnica, ela mostra às mulheres que é possível fazer que os sonhos aconteçam tomando uma atitude. Durante as aulas, as alunas também recebem orientações de como se tornar um Microempreendedor Individual.
O Empreendedora do Amanhã pretende contribuir para que as participantes ampliem as condições de atingirem a emancipação financeira. Em 2022, pelo menos duas centenas de moradoras de comunidades na Zona Norte da capital foram beneficiadas com cursos oferecidos por intermédio do projeto.
Em 2023, o projeto deverá alcançar 240 mulheres da Baixada Fluminense. A priorização do público feminino decorre de evidências de ele ser mais rejeitado do mercado de trabalho do que o masculino. Além disso, o prosperar das mulheres tem efeito mais abrangente, com impactos positivos para as vidas de suas famílias e comunidades. Elas investem mais em áreas como saúde e educação e fomentam cadeias produtivas locais.