O município do Rio entrou em estágio de atenção às 18h40, o município entrou em estágio de mobilização, este é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. Isso ocorre devido aos ataques que estão ocorrendo na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com diversos incêndios criminosos, em mais de 20 pontos. Até o momento, pelos menos 35 ônibus foram queimados na região e existem relatos de outros veículos incendiados e vias interditadas. Segundo as primeiras informações, os ataques seriam em represália à morte do sobrinho do miliciano Zinho, Matheus da Silva Rezende, conhecido como Teteu e Faustão, que também integrava o grupo criminoso. Ele foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil, na comunidade Três Pontes, na Zona Oeste do Rio.
🟡 RIO EM ESTÁGIO DE ATENÇÃO
O COR informa que o município entrou em ESTÁGIO DE ATENÇÃO às 18h40 desta segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023, devido aos ataques contra ônibus na região da Zona Oeste da cidade.
Saiba mais em: https://t.co/PFKN8Xkj9D#CORInforma pic.twitter.com/WLBWTInLzn
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) October 23, 2023
De acordo com a Polícia Militar, equipes do BOPE e do Batalhão de Choque estão sendo deslocadas para o local.
Esse já é considerado o dia com mais ônibus incendiados por criminosos na história do estado do RJ, segundo o Rio Ônibus, o sindicato que representa as empresas do setor.
Segundo informações divulgadas pelas redes sociais da MobiRio, empresa pública que opera o sistema BRT, no corredor Transoeste, estão circulando apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto – Expressso), 25 (Alvorada x Mato Alto – Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada – Parador).
O Centro de Operações Rio (COR-Rio) informou que o primeiro ônibus que pegou fogo estava na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz.
Até o momento, o COR confirmou incêndios nos seguintes endereços e pedem que se possível evitem as regiões:
- Av. Dom João VI, na altura do BRT Magarça, em Guaratiba. (Via interditada em ambos os sentidos);
- Estrada da Pedra, em Guaratiba
- Av. Cesário de Melo, na altura do BRT Santa Eugênia, em Paciência (Via interditada);
- Av. Cesario de Melo, na altura da Rua Alfredo Mariano
- Rua Guarujá, na altura do Viaduto de Cosmos;
- Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz;
- Estrada de Sepetiba, próximo à Rua Dezesseis, em Santa Cruz.
- Estrada do Campinho, na altura da Rua Perico, em Inhoaíba
- Estrada das Agulhas Negras, na altura da Rua Antônio A Rodrigues.
- Rua Arthur Rios, na altura do Viaduto Novo, Campo Grande
- Avenida Brasil, na altura da Estrada do Mendanha, Campo Grande
- Av. Brasil, na altura da Estrada de Manguariba, em Paciência
- Rua Filomena, na altura do Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes, em Inhoaíba
- Estrada do Mato Alto, próximo da Estrada da Cachamorra, sentido Barra da Tijuca
- Avenida das Américas, na altura do BRT Gilka Machado, sentido Barra da Tijuca
- Estrada Benvindo de Novaes, no Recreio
Outros veículos e pneus também foram incendiados, fechando diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho.
Inclusive um trem da SuperVia também foi atacado, na estação Tancredo Neves, no ramal Santa Cruz. Temporariamente encontram-se fechadas as estações entre Benjamim do Monte e Santa Cruz. Os trens circulam somente entre as estações Central e Campo Grande.
De acordo com relatos de moradores da região, pelo menos, mais quatro veículos foram incendiados: em Cosmos; na Estrada do Magarça, em Campo Grande; em Paciência; e na favela do Rola.
Moradores também informaram sobre um bloqueio na Avenida Brasil, na altura da Estrada dos Palmares.
A #MobiRio informa que as linhas do corredor Transoeste estão interrompidas por questão de segurança pública. Apenas estão rodando as linhas 13 – Alvorada x Mato Alto (Expressso), 25 -Alvorada x Mato Alto (Parador) e 22 – Jd. Oceânico x Alvorada (Parador). pic.twitter.com/nZukm7artO
— BRT Mobi Rio (@BRTMobiRio) October 23, 2023
*Em atualização S