O concurso “Natal, Luz e Arte” está de volta, e os moradores de Angra dos Reis estão utilizando materiais recicláveis para criar árvores de Natal que irão decorar a entrada de 11 bairros da cidade: Vila do Abraão e Provetá, na Ilha Grande; Jacuecanga; Camorim; Campo Belo; Nova Angra; Belém; Bracuí; Frade; Vila Histórica e Parque Mambucaba. O objetivo da ação é envolver as comunidades em atividades de preservação ambiental, além de estimular a criatividade e o espírito natalino.
A secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Elisabeth de Brito, está realizando visita técnica na reunião dos grupos para agendar a montagem das árvores na entrada dos bairros. Na tarde dessa terça-feira, 5 de novembro, a visita ocorreu no Frade.
— Este ano, resgatamos o projeto para que os moradores participem ativamente da criação das árvores de Natal e da valorização da sustentabilidade. Após o período natalino, todos os materiais utilizados serão reciclados. Nossas visitas técnicas nos bairros participantes vão continuar — destacou a secretária.
Os grupos, com no máximo 20 participantes, estão concorrendo a viagens para os seguintes destinos: 1º lugar – um final de semana em Gramado/RS; 2º lugar – viagem para Canela/RS; 3º lugar – viagem para Miguel Pereira/RJ; e 4º lugar – viagem para Penedo/RJ.
A comissão julgadora, composta por cinco membros convidados pela Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, avaliará critérios como criatividade, harmonia e estética do conjunto. A avaliação ocorrerá de 13 a 20 de dezembro de 2024.
As árvores devem seguir padrões específicos: altura de seis metros e iluminação com 10 mil microlâmpadas de LED. Os materiais para a confecção das árvores serão fornecidos pela Prefeitura, com exceção das garrafas PET e do plástico polipropileno, que deverão ser providenciados pelas comunidades.
O resultado será divulgado no site oficial da Prefeitura e em outros canais oficiais no dia 6 de janeiro de 2025. Todos os bairros participantes foram inscritos, através do edital disponível no Boletim Oficial do Município nº 1880, publicado no site www.angra.rj.gov.br, em 2 de maio.