A liberação do Túnel São Bárbara, no sentido Centro, foi adiada por tempo indeterminado pela Prefeitura do Rio para que as equipes possam trabalhar nas pistas.
A interdição ocorre após queda da estrutura da parede do túnel e devido ao risco de desmoronamento.
O túnel, com 61 anos de existência, é essencial para o trânsito no Rio, recebendo cerca de 80 mil veículos diariamente. A Secretaria Municipal de Conservação informou que realiza desde fevereiro obras de revitalização no Santa Bárbara, com investimentos aproximados de R$ 9,4 milhões.
A queda de parte do muro de contenção do Túnel Santa Bárbara provocou a interdição da pista sentido Centro, na manhã desta sexta-feira (13). A estrutura caiu durante trabalho de manutenção de trecho da via.
“A queda foi de uma parte do revestimento do túnel (que está em obras de reforma). Achamos que a reabertura seria mais rápida mas vamos reabrir só uma faixa e proibir veículos pesados. Ou seja, teremos o trânsito na região- já complicado em uma sexta – ainda com mais problemas”, disse Paes nas redes sociais.
Em nota, a Centro de Operações também informou que a Defesa Civil do município do Rio realizou uma vistoria nesta manhã . Os técnicos avaliaram que há risco de desmoronamento das extremidades da parede e, desta forma, isolaram uma das pistas até que as partes ameaçadas sejam retiradas.
A Light informou que durante a obra de reestruturação da linha subterrânea de energia no Túnel Santa Bárbara, realizada pela empresa terceirizada EP, ocorreu uma intercorrência, o que levou ao fechamento temporário do túnel para garantir a segurança.