Senado marca votação da PEC da Segurança Pública para terça-feira
Política
Senado marca votação da PEC da Segurança Pública para terça-feira
Líder supremo do Irã ameaça reagir a novos ataques dos EUA e de Israel
Mundo
Líder supremo do Irã ameaça reagir a novos ataques dos EUA e de Israel
Vacinação contra meningite para pessoas de até 59 anos termina neste sábado no Rio
Rio de Janeiro
Vacinação contra meningite para pessoas de até 59 anos termina neste sábado no Rio
Tiroteio em Duque de Caxias termina com cinco presos e interdição de vias
Baixada Fluminense
Tiroteio em Duque de Caxias termina com cinco presos e interdição de vias
Moraes manda soltar desembargador investigado na Operação Unha e Carne
Estado
Moraes manda soltar desembargador investigado na Operação Unha e Carne
Bullying e ameaças motivadas por divergências políticas atingem estudantes em escolas e universidades
Destaque
Bullying e ameaças motivadas por divergências políticas atingem estudantes em escolas e universidades
Douglas Ruas promete mudança na segurança do Rio a partir de janeiro de 2027 após sequestros de ônibus
Estado
Douglas Ruas promete mudança na segurança do Rio a partir de janeiro de 2027 após sequestros de ônibus

Quase um ano após operação com 122 mortos, famílias ainda aguardam respostas

Ministério Público analisa quatro mil horas de imagens e depoimentos; falta de perícia e interrupções nas câmeras dificultam a apuração

122 pessoas entre bandidos e policiais morreram na Mega Operação nos Complexos do Alemão e da Penha. Foto: Eusébio Gomes/TV Brasil

Às vésperas de completar um ano, a operação policial mais letal da história do Brasil ainda não tem respostas definitivas sobre as circunstâncias das mortes e seus responsáveis. A ação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, deixou 122 mortos, entre eles cinco policiais, e é investigada pelas polícias Civil e Federal e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

A investigação do Ministério Público reúne depoimentos de 255 policiais civis e militares, 61 pessoas presas na operação e 45 familiares de mortos. Os promotores acompanharam as necropsias e continuam analisando laudos e cerca de quatro mil horas de imagens de câmeras corporais.

A incursão começou em 28 de outubro de 2025 e mobilizou mais de 2,5 mil agentes. Integrante da Operação Contenção, tinha como objetivos anunciados prender lideranças criminosas e combater a expansão territorial e a estrutura do Comando Vermelho.

Segundo a polícia, os 117 mortos que não eram agentes de segurança morreram em confrontos. Moradores e familiares, no entanto, relataram torturas e execuções. Imagens de corpos retirados da mata e enfileirados em uma rua da Vila Cruzeiro tiveram repercussão internacional.

Falta de perícia e falhas nas gravações

Responsável pelo procedimento que apura as mortes, o promotor Fabio Correa afirma que a ausência de perícia nos locais onde elas ocorreram dificulta a reconstrução dos acontecimentos.

Entre os episódios sob análise estão uma morte por tiros a curta distância e um caso de decapitação, classificados inicialmente pelos peritos como atípicos. O promotor ressalta que os casos ainda não têm conclusão e precisam ser examinados em conjunto com as demais provas.

As imagens das câmeras corporais também apresentam lacunas. As autoridades de segurança alegaram que as baterias dos equipamentos se esgotaram durante a operação. O Ministério Público, porém, identificou interrupções deliberadas: na análise de 51 equipamentos utilizados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), pelo menos 17% foram desligados propositalmente. Em 7,8%, havia indícios de obstrução das lentes.

Outras apurações levaram a denúncias contra 27 policiais

Embora a investigação das mortes permaneça aberta, outras apurações relacionadas à operação já resultaram em denúncias à Justiça. Até junho deste ano, o MPRJ havia denunciado 27 policiais por crimes como desvio de fuzis apreendidos, furtos de peças de veículos e outros bens, invasões de domicílio e constrangimento de moradores.

Comissão internacional aponta possíveis execuções

Em relatório divulgado em março, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), questionou o uso da força e apontou problemas nas investigações.

O documento reúne relatos de pessoas vistas vivas sob custódia policial e posteriormente encontradas mortas, além de possíveis sinais de amarras, lesões provocadas por instrumentos cortantes e disparos à queima-roupa. Também menciona ferimentos em posições consideradas incompatíveis com uma troca de tiros.

Para a comissão, a diferença entre o número de policiais e de não policiais mortos exige uma análise rigorosa sobre a finalidade dos disparos e a possibilidade de emprego de outros meios de contenção.

A CIDH também registrou relatos de armazenamento inadequado de corpos, demora na entrega às famílias e restrição inicial do acesso da Defensoria Pública aos laudos. O órgão recebeu posteriormente os documentos, mas ainda não concluiu a apresentação do material aos familiares.