Ouça agora

Ao vivo

MEC divulga locais de prova do Enem
Brasil
MEC divulga locais de prova do Enem
MP do Rio denuncia seis pessoas do laboratório PCS Saleme
Destaque
MP do Rio denuncia seis pessoas do laboratório PCS Saleme
Outubro Rosa: Maricá amplia em 300% o número de mamografias oferecidas à população
Maricá
Outubro Rosa: Maricá amplia em 300% o número de mamografias oferecidas à população
Cevas Itinerante prossegue com ações esta semana
Norte Fluminense
Cevas Itinerante prossegue com ações esta semana
Rio das Ostras realiza Dia D neste sábado (26) com ações de promoção da saúde da mulher
Costa do Sol
Rio das Ostras realiza Dia D neste sábado (26) com ações de promoção da saúde da mulher
Praia Grande recebe obras de acessibilidade e revitalização
Angra dos Reis
Praia Grande recebe obras de acessibilidade e revitalização
Águas do Rio aproveita paralisação do Sistema Ribeirão das Lajes para instalar equipamentos no sistema
Destaque
Águas do Rio aproveita paralisação do Sistema Ribeirão das Lajes para instalar equipamentos no sistema

Projeto Craque do Amanhã incentiva o futebol feminino no estado

Programa conta com fomento do Governo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte

Olhos atentos a cada passe em busca da oportunidade certeira para fazer um gol. É assim que a atacante Eduarda Cristina, de 13 anos, fica durante as partidas de futebol realizadas no Craque do Amanhã, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O projeto gratuito, que conta com fomento do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, atende a cerca de 600 meninas e meninos de 8 a 17 anos no município e nas unidades de Duque de Caxias e Belford Roxo. O incentivo à participação feminina já rende frutos e esse público representa cerca de 40% do total de inscritos.
Além de incentivar a prática esportiva, o Craque do Amanhã oferece atividades extracurriculares e disponibiliza aulas de português, matemática, inglês, entre outras. Cursos de qualificação profissional realizados em parceria com diferentes instituições também são oferecidos, assim como suporte para o preparo físico com programas de redução de peso e atendimento psicológico. A iniciativa tem ajudado a construir um futuro melhor para muitos jovens.

– Me interessei por futebol quando conheci o projeto. Agora faço curso de assistente administrativo e será muito bom para mim. Sem falar que aprendemos a socializar, pois temos muitas atividades em grupo. Jogamos com os meninos, que são muito respeitosos com as meninas – contou a aluna Rebeca Maria, de 15 anos.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, a Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta que consolida as atividades como meio de transformação e inclusão social.

– O futebol feminino está conquistando seu espaço merecido, inspirando mulheres a perseguir seus sonhos nos gramados e mostrando talento para o mundo todo. E projetos como o Craque do Amanhã coroam essa parceria do Governo do Rio com ações bem-sucedidas desenvolvidas pela própria sociedade. Através da Lei de Incentivo ao Esporte, o Governo consegue fomentar o setor para que esses projetos ampliem seu alcance, ofereçam melhores serviços, além de hábitos saudáveis e mais oportunidades para a população – disse o secretário.

*Referência em campo*

Durante as partidas de futebol, a referência caminha lado a lado das meninas. No time de professores, a profissional de Educação Física Yanna Pacheco, de 40 anos, mostra o bom desempenho feminino nas aulas de futebol.

– Estar aqui fez com que muitas meninas se sentissem mais à vontade em fazer parte do projeto. O crescimento delas no Craque do Amanhã foi um processo formiguinha. De início, não tínhamos muitas querendo participar e também havia a dificuldade de os meninos aceitarem jogar com elas. Mas o trabalho em equipe foi fundamental e com a equipe psicossocial fizemos um trabalho incrível sem preconceito e mostramos a importância da inclusão. A partir dessa mudança, quem ficava parada em um cantinho, hoje quer jogar não somente com as meninas, mas com os meninos também – destacou Yanna.

Mesmo com a derrota da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo, as jogadoras seguem como inspiração para muitas jovens do projeto.

– Admiro muito a Marta. Ela é a melhor inspiração! Quando a vi jogar pensei: posso ser uma jogadora de futebol também – relatou Eduarda.

Para quem quiser fazer parte do time Craques do Amanhã, basta comparecer a um dos locais do projeto com um responsável e os documentos básicos em mãos, das 8h às 17h.

*SERVIÇO*:
– Unidade São Gonçalo:
Escola Municipal Ernani Faria – Rua Oliveira Botelho, 785 – Neves.

– Unidade Duque de Caxias:
CIEP Brizolão 228 Darcy Vargas – Avenida do Porto, nº 0 – Saracuruna

– Unidade Belford Roxo:
Clube da Bayer – Estrada da Boa Esperança, nº 650, Bom Pastor