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Prefeitura do Rio investe mais de R$ 64 milhões no Programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2023

Valor proveniente de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo é o maior montante distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a sua criação
Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira (26), no Palácio da Cidade, o Pró-Carioca Audiovisual, programa de Fomento Carioca de 2023, que irá investir mais de R$ 64 milhões no setor, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.

Os valores são provenientes de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo. Esse é o maior montante distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a sua criação em 1992. A cerimônia de lançamento contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, e do diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira.

O Pró-Carioca Audiovisual contempla, ainda, investimentos nos cinemas de rua, na formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca.

Desde 2021, a Riofilme tem construído uma sólida política afirmativa para a democratização na distribuição dos recursos nas suas ações de fomento. Os editais têm regras claras de pontuação adicional priorizando grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências.

Os novos editais terão textos na íntegra e sistema de inscrição disponíveis na área de editais do site da empresa. As inscrições abrem nesta quinta-feira (27) e seguem até 25 de agosto.

Na modalidade Reembolsável (devolução de uma parte à RioFilme), estão abertas as inscrições para os editais de:

  • Distribuição de Longa-Metragem: R$ 1 milhão;
  • Produção de Longa-Metragem Ficção e Animação: R$ 22,5 milhões.

Na modalidade Não Reembolsável, foram lançados os seguintes editais:

  • Produção de Longa-Metragem ou Série Documental: R$ 5,6 milhões;
  • Desenvolvimento de Projetos: R$ 4,5 milhões;
  • Desenvolvimento e Produção de Jogos Eletrônicos: R$ 1,4 milhão;
  • Produção de Curta-Metragem: R$ 1,9 milhão;
  • Produção de Novas Temporadas de Webséries: R$ 600 mil;
  • Apoio a participação em Mostras e Festivais: R$ 140 mil;
  • Apoio a Ações Locais de Formação e Cineclubes: R$ 1,2 milhão.

O apoio a Mostras e Festivais terá ações estratégicas de investimento direto e seleção via edital, somando o investimento de R$ 5,7 milhões.