Ouça agora

Ao vivo

JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Destaque
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT
Sem categoria
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT
Japeri anuncia chamamento de professores do concurso de 2023
Baixada Fluminense
Japeri anuncia chamamento de professores do concurso de 2023
Pressões internas e disputa política marcam intervenção suspeita no Cremerj, entenda
Destaque
Pressões internas e disputa política marcam intervenção suspeita no Cremerj, entenda
Carnaval na Baixada conta com blocos de rua e programação infantil; veja a lista
Baixada Fluminense
Carnaval na Baixada conta com blocos de rua e programação infantil; veja a lista
Prefeito de Campos faz apelo à população para evitar descarte irregular de lixo e entulho
Norte Fluminense
Prefeito de Campos faz apelo à população para evitar descarte irregular de lixo e entulho
Secretaria de Trabalho e Emprego de Maricá está com inscrições abertas para qualificação profissional
Maricá
Secretaria de Trabalho e Emprego de Maricá está com inscrições abertas para qualificação profissional

PNAD revela que internet é usada para consumir rádio

Segundo a pesquisa isso acontece devido ao consumo crescente de streaming
Foto: Rádio Manchete

O rádio continua se reinventando e se adaptando a novos formatos. Com o consumo crescente de streaming, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos revela que a internet vem sendo usada para consumir rádio.

Segundo a PNAD de 2022, a Região Sul é o local onde se tem mais rádios nos domicílios, com 64,8%. O Sudeste vem logo depois, com 58%. O alto número mostra que o rádio já se espalhou para além do receptor tradicional. O veículo de maior credibilidade do país se espalha fora das residências numa velocidade avassaladora, mesmo com a maior parcela da audiência estar concentrada nas casas. Porém, a soma de smartphones, caixas de som inteligentes, dispositivos portáteis, automóveis e outros equipamentos aumentam a penetração do rádio.

De acordo com o levantamento do IBGE, a finalidade de acesso à internet de 82,4% dos brasileiros está ligada a música, rádio ou podcasts. O percentual aumenta quando se trata de estudantes: 89% dizem que usam a grande rede de computadores para ouvir rádio.

Uma mudança fica mais evidente quando vemos os números da Kantar IBOPE. O processo de modernização do rádio em seus formatos e conteúdos é reconhecido por 76% dos ouvintes. Já 38% dos entrevistados afirmam que ouvir rádio online enriqueceu sua experiência, um aumento de 30% em 2022.