Ouça agora

Ao vivo

Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Macaé
Norte Fluminense
Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Macaé
Maratona do Rio 2024 começa nesta quinta-feira com recorde de inscritos
Rio de Janeiro
Maratona do Rio 2024 começa nesta quinta-feira com recorde de inscritos
Prefeitura de Maricá divulga programação de Corpus Christi
Maricá
Prefeitura de Maricá divulga programação de Corpus Christi
Paraty e Angra dos Reis recebem lançamento de livro sobre a Costa Verde
Angra dos Reis
Paraty e Angra dos Reis recebem lançamento de livro sobre a Costa Verde
Prazo para adesão ao Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Destaque
Prazo para adesão ao Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Estudantes de Caxias ganham nova escola municipal bilíngue
Baixada Fluminense
Estudantes de Caxias ganham nova escola municipal bilíngue
Ocupação hoteleira na Região dos Lagos deve ultrapassar os 75% durante o feriadão de Corpus Christi
Costa do Sol
Ocupação hoteleira na Região dos Lagos deve ultrapassar os 75% durante o feriadão de Corpus Christi

Petrópolis terá Festival de Fondue durante o mês de julho

Viagem pelos sabores vai de 30 de junho a 30 de julho; 74 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens com pratos especiais de fondues, caldos e cremes.
Foto: Divulgação

Entre 30 de junho e 30 de julho, acontece em Petrópolis o Festival de Fondue, Caldos e Cremes que, este ano, em sua 14ª edição, é realizado em 74 bares e restaurantes com criações irresistíveis. De queijos derretidos a chocolates, festival promete uma explosão de sabores.

Além das delícias servidas à mesa, o ambiente envolvente de Petrópolis proporciona uma atmosfera mágica para desfrutar de momentos inesquecíveis. Entre o verde das montanhas e uma arquitetura encantadora, o público será transportado para um cenário de tirar o fôlego, onde a boa mesa se encontra com a beleza natural. “Temos opções que vão desde ambiente mais rústico até a badalação mais urbana passando por espaços mais intimista. É só escolher o que se identifica com seu perfil e aproveitar”, indica Samir el Ghaoui.

E os pratos do festival vão desde o clássico fondue de carne, queijo e chocolate até as variações inusitadas como o fondue de coxinha, o de doce de leite, de goiabada e o de leite Ninho com Nutella. E a criatividade não para quando o assunto são os cremes e caldos feitos especialmente para a temporada. Vai de caldo de sururu, um fruto do mar muito parecido com a ostra e prato típico do nordeste ao creme de cogumelos trufados.

E não falta nem a opção fitness, que é o caso da Habitué, com unidades no Centro Histórico e em Itaipava, que participa com caldos saudáveis, conceito que norteia o empreendimento, especializado em pizzas e que é focado em receitas fitness e funcionais. Nestes estabelecimentos são oferecidos os caldos protéicos (aipim e frango), caldo nutritivo (abóbora com carne seca) e o caldo low carb com chuchu e couve como ingredientes principais.

Este ano o cogumelo também virou protagonista em algumas casas que participam do festival. A Brassaria Matriz apresenta um creme de cogumelos trufados, acompanhado de focaccia artesanal. Tem ainda o ‘capuccino’ de cogumelos, uma criação do Zai Sushi.

“O grande barato do festival é essa criatividade e que explode em sabores que alcançam todos os gostos. Como o festival dura um mês inteirinho é a oportunidade para um tour pelos restaurantes para conhecer muitas variações do fondue e de caldos e, é claro, ter bons momentos com família e amigos”, afirma Samir el Ghaoui.

Este ano o cogumelo também virou protagonista em algumas casas que participam do festival. A Brassaria Matriz apresenta um creme de cogumelos trufados, acompanhado de focaccia artesanal. E com mais um diferencial: os cogumelos Paris e Shitake vem fresquinhos da produção rural do Bonfim, uma das regiões que dá a Petrópolis o título de maior produtora de orgânicos do Estado.

O Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis tem o patrocínio do Pátio Petrópolis Shopping, Euro Colchões e Bruna Alink Hair. Oficinas vão ensinar receitas e truques para pratos de inverno

E o Festival também vai interagir com o público e de forma deliciosa: chefs vão ensinar receitas, dicas e segredos dos pratos em oficinas gratuitas. As inscrições poderão ser feitas com antecedência a partir do dia 26 de junho no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNAmiEgqT69u5oa17z66hJck3WWH90GMrgeD-SuxeCiUf5wQ/viewform?pli=1 e também na hora da oficina se ainda houver vagas.

As oficinas acontecem em julho em quatro espaços com a seguinte agenda:

Hipershopping no Alto da Serra

Dias 15, 22 e 29, às 17h30 – pão sem glúten, oficina kids e caldos

Shopping Vilarejo – Itaipava

Dia 08, às 13h – fondue de queijo e chocolate

Arcádia Mall – Itaipava

Dia 1°, às 13h (creme de ossobuco com batatas e agrião) e 15h (oficina de fondue de chocolate) e, dia 08, às 15h (creme de abóbora com gorgonzola)

Pátio Petrópolis – Centro Histórico

Dia 15, às 14h, oficina de caldos e, dia 29, às 14h, oficina de fondue

SERVIÇO:

14ª edição do Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis

Local: 74 restaurantes, bares e delicatessens

Período: de 30 de junho a 30 de julho

Como encontrar: lista completa em www.visitepetropolis.com