Ouça agora

Ao vivo

Putin faz exigências para “negociar a paz” com a Ucrânia após encontro do G7
Mundo
Putin faz exigências para “negociar a paz” com a Ucrânia após encontro do G7
Justiça considera ilegal greve dos educadores de Macaé
Norte Fluminense
Justiça considera ilegal greve dos educadores de Macaé
Governo do estado cria Observatório do Feminicídio
Estado
Governo do estado cria Observatório do Feminicídio
Polícia Militar expande programas de polícia de proximidade na zona sul
Rio de Janeiro
Polícia Militar expande programas de polícia de proximidade na zona sul
Prédio no Centro Histórico de Petrópolis é destruído por incêndio
Região Serrana
Prédio no Centro Histórico de Petrópolis é destruído por incêndio
Termina hoje prazo para inscrição no Enem
Destaque
Termina hoje prazo para inscrição no Enem
RS receberá caravana do governo para garantir acesso a benefícios
Política
RS receberá caravana do governo para garantir acesso a benefícios

Pedido de duplicação da BR 356 volta à pauta da Câmara de SJB

Com pauta extensa, a Câmara de São João da Barra aprovou 13 requerimentos e indicações, 19 projetos de lei e duas moções na sessão desta quarta-feira (28). O primeiro requerimento, feito pelo vereador Franquis Arêas (PSC) ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sugere a duplicação da BR 356 entre Campos e São João da Barra. Já o vereador Júnior Monteiro (Cidadania) requereu, também ao Dnit, a instalação de semáforos na BR 356 nas localidades de Barcelos, Degredo e Cajueiro. À Secretaria Municipal de Saúde, Analiel Vianna (Cidadania) requereu a entrega dos veículos que foram adquiridos para as unidades de saúde do município. Por meio de indicação, ele propôs ao Executivo, a implantação de cursos profissionalizantes com rápida aceitação no mercado de trabalho.

2º e 3º Distritos – O presidente da Casa, Alan de Grussaí (Cidadania), fez duas solicitações para a localidade de Grussaí: construção de calçadas padronizadas e acessíveis em torno da creche e da Escola Municipal Evanir Gaia e urbanização, saneamento básico e calçamento de todas as ruas do Bairro Lagoinha. Já a vereadora Sonia Pereira (PP) indicou serviços de limpeza e dragagem dos valões existentes na Cehab e Vila Esperança (Atafona) e a construção de uma praça com quiosques, área de lazer, playground e quadra poliesportiva em torno da Igreja São João Maria Vianney (Chapéu do Sol).

5º Distrito – Quatro matérias foram aprovadas para o 5º Distrito: quebra-molas com placas de sinalização e pintura das faixas horizontais nas proximidades do posto de saúde de Sabonete e da Escola Municipal Luiz Délio de Mendonça, em Cazumbá (Julinho Peixoto, PL); revisão na rede de iluminação com troca da iluminação pública de Cazumbá à Córrego Fundo (Júnior Monteiro); construção de dois quiosques na praça de Barra do Jacaré (Julinho Peixoto); calçamento, urbanização e colocação da rede de esgoto e construção de galerias para águas pluviais nas ruas de Mato Escuro que ainda não foram agraciadas com este melhoramento (Franquis Arêas) e reforma geral e ampliação do Estratégia Saúde da Família (ESF) de Campo de Areia (Chico da Quixaba, PP).

Na Ordem do Dia, o plenário aprovou 19 projetos de lei, sendo quatro de autoria do Legislativo. São eles: 048/2023 (de Junior Monteiro), que institui o Programa de Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, a professores e funcionários das escolas de São João da Barra; 061/2023 (de Elisio Rodrigues, PL), que denomina de Jornalista João Zaccaro Noronha, a Rua Projetada Oito, em Chapéu do Sol; 062/2023 (de Julinho Peixoto), que inclui no calendário de eventos do município, o Dia de São Cristóvão, a ser realizado no dia 25 de junho e o 066/2023 (de Analiel Vianna), que denomina de José Amaro Rodrigues, a rua sem saída que se inicia na RJ 240 a lado do Caldo do Senhor Chico, com seu término no sítio do senhor Ronaldo Coelho. Os PL do Executivo tratam de autorização para abertura de crédito adicional no orçamento, sendo a maior parte, por superávit financeiro.

A Casa também aprovou duas moções proposta pelos nove vereadores. A primeira foi para o gerente da empresa B Port, João Paulino da Nóbrega Neto, que atua no Porto do Açu há sete anos e vem contribuindo bastante para o aumento da empregabilidade do município. A outra moção foi pelo aniversário de David Barreto Gomes, funcionário da Câmara há anos.