A Polícia Civil do RJ iniciou nesta terça-feira (03) uma grande ação no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para prender traficantes da facção Comando Vermelho. É mais uma fase da Operação Torniquete, que combate o roubo de cargas e de veículos. Ônibus deixaram de circular, e escolas e postos de saúde não abriram.
O intenso confronto no Complexo da Penha, na Zona Norte, causa pânico a moradores desde o início da manhã.. A troca de tiros ocorre durante mais uma etapa da Operação Torniquete, contra traficantes envolvidos em roubos de veículos e cargas. Ao todo, 900 policiais civis e militares atuam na região, com apoio de quatro aeronaves. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas no tiroteio.
Chefes da facção eram procurados — entre eles, o traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca. Os policiais também tentavam prender criminosos foragidos do Pará e do Ceará escondidos na Penha.
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ouvir muitos disparos e ver uma coluna de fumaça que se formou na região, depois que criminosos atearam fogo em barricadas e veículos em diversos pontos da comunidade. As imagens ainda mostram helicópteros sobrevoando a comunidade, viaturas da PM e veículos blindados posicionados na Avenida Brás de Pina. Em outros registros, passageiros relatam que uma janela de um BRT foi atingida por um tiro, na altura de Vicente de Carvalho.
Impactos
Transportes
O RioÔnibus informou que, devido à operação policial na região do Complexo da Penha, 7 linhas sofreram desvio de itinerário.
- 313: Grotão-Praça Tiradentes
- 621: Penha-Saens Peña
- 622: Penha-Saens Peña
- 623: Penha-Saens Peña
- 625: Olaria-Saens Peña
- 679: Grotão-Méier
- 721: Vila Cruzeiro-Cascadura
O BRT Transcarioca chegou a fechar 6 estações e a suspender 3 linhas, mas às 8h o serviço estava em normalização.
Educação
A Secretaria Municipal de Educação informou que 16 escolas da rede não abriram nesta terça. Já a Secretaria Estadual de Educação disse que 1 colégio fechou.
Saúde
A Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia, na Vila Kosmos, suspendeu o início do funcionamento e avaliava a possibilidade da abertura.
A Clínica da Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão, mantinha o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Já a Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, na Penha Circular, acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interrompeu o funcionamento.