Ouça agora

Ao vivo

Lojistas cariocas esperam aumento de 4% nas vendas para o 12 de Junho
Rio de Janeiro
Lojistas cariocas esperam aumento de 4% nas vendas para o 12 de Junho
Papa emite um raro pedido de desculpas por suposto uso de palavra homofóbica em italiano
Mundo
Papa emite um raro pedido de desculpas por suposto uso de palavra homofóbica em italiano
Brasil recupera desempenho de alfabetização do período pré-pandêmico
Brasil
Brasil recupera desempenho de alfabetização do período pré-pandêmico
Número de jovens que não estudam nem trabalham cresce para 5,4 milhões
Destaque
Número de jovens que não estudam nem trabalham cresce para 5,4 milhões
Assistência Social de Belford Roxo abre inscrições para acolhimento familiar de crianças e adolescentes
Baixada Fluminense
Assistência Social de Belford Roxo abre inscrições para acolhimento familiar de crianças e adolescentes
Estado anuncia a criação de projeto piloto de prevenção de tragédias climáticas em nove cidades
Estado
Estado anuncia a criação de projeto piloto de prevenção de tragédias climáticas em nove cidades
Espanha, Irlanda e Noruega reconhecem o Estado da Palestina
Mundo
Espanha, Irlanda e Noruega reconhecem o Estado da Palestina

Nova Iguaçu iniciou a série de comemorações pelos 25 anos de fundação do Parque Natural Municipal

As comemorações começaram no sábado dia 27 e se estenderão até o dia 05 de junho
Foto: Divulgação/Prefeitura Nova Iguaçu

O município de Nova Iguaçu iniciou as celebrações em comemoração aos 25 anos de fundação do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O aniversário oficial é celebrado no dia 5 de junho. Nova Iguaçu é uma cidade que possui uma extensão com 66% de áreas de proteção ambiental e metade de seu território composto por floresta, motivos não faltam para que hajam celebrações pelo meio ambiente, pensando nisso A Prefeitura prepariu uma série de eventos para festejar o aniversário do Parque.

A festa vem reunindo diversas atividades, desde plantio de árvores a passeios por cenários da natureza que encantam o público. As atividades tiveram início neste sábado (27), no Dia da Mata Atlântica. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) promoveu o plantio de quatro Oitis na Rua Otávio Tarquino, no Centro. Elas substituíram as árvores de mesma espécie que foram envenenadas e mortas neste mesmo local, em dezembro de 2022. No mesmo dia, foi feita a substituição de duas palmeiras imperiais localizadas no Paço Municipal, que estavam comprometidas e apresentavam risco de queda.

Nesta segunda-feira (29), um novo plantio está sendo realizado, desta vez em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Alunos da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas irão plantar mudas às margens do rio Botas. Esta é uma campanha de educação ambiental que tem por objetivo desestimular o descarte irregular de lixo no local.

A programação de atividades continua no domingo seguinte (4), quando os ciclistas da cidade e de diversas regiões irão se encontrar na sede da Prefeitura e fazer um passeio até o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O início da atividade está previsto para às 7h30. Para quem prefere encarar trilhas, a opção é a Travessia Vulcão x Parque, um percurso que exige preparo físico e determinação para vencer a subida da Estrada da Rampa, passa pela Pedra da Contenda – uma das formações rochosas formadas pelo extinto vulcão iguaçuano, e cruza a floresta em direção ao Parque. A saída está agendada para 7h, na UNIG. Quem preferir uma trilha mais light poderá fazer a caminhada com partida no bairro Caonze.

Os guerreiros que chegarem ao Parque poderão descansar curtindo diversas apresentações musicais do projeto Música na Natureza, realizado pela SEMAM em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

No dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal completará 25 anos. E como a ocasião é de festa, presentes não irão faltar. A unidade terá a portaria reformada, assim o banheiro para os visitantes e o guarda-corpo da represa, um dos locais com as mais belas paisagens para quem gosta de fazer registros fotográficos.

O Parque também ganhou três novos veículos que serão utilizados no trabalho de fiscalização e monitoramento desta e de outras unidades de conservação do município: uma picape 4×4, fruto de uma parceria com o Governo do Estado, e duas motocicletas oriundas de uma medida compensatória. O próximo passo será a reforma da sede do Parque.

– Comemorar o aniversário do Parque, juntamente com o Dia do Meio Ambiente tem um grande simbolismo para Nova Iguaçu não só por se tratar de uma importante Unidade de Conservação, que recebe milhares de visitantes durante o ano. Este é um espaço protegido e cuidado pela Prefeitura e que se junta a diversas outras unidades, que ocupam juntas, dois terços do município, sendo 50% de todo este território composto por floresta de Mata Atlântica ainda em pé. Precisamos festejar e mostrar todo este patrimônio ambiental, despertando sobre a responsabilidade de cuidar e proteger toda esta riqueza – afirma Fernando Cid, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

As comemorações terminam no fim de semana seguinte e serão repletas de boa música. No sábado (10), haverá mais uma edição do “Música na Natureza”, desta vez no Campo do Marambaia, próximo à Tinguá, onde também será realizada a Festa da Roça, evento organizado em conjunto com os agricultores da região. No domingo (11), um tributo a Belchior encerra as celebrações pela Semana do Meio Ambiente. O evento acontecerá na Serra do Vulcão, das 16h às 20h, e o público poderá contemplar o pôr-do-sol diretamente do Mirante da Igrejinha.