Na última quarta-feira (04), o atual prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), foi agraciado com a Medalha Tiradentes, na Assembleia Legislativa (Alerj). Na ocasião, ele falou pela primeira vez como candidato a deputado federal, em 2026.
A empreitada, com as bênçãos do prefeito eleito e mentor político de Grael, Rodrigo Neves (PDT), foi uma das contrapartidas para que o atual mandatário desistisse de tentar a reeleição.
Presente na cerimônia, Neves endossou o coro. A grande interrogação passa a ser o apoio do prefeito eleito a Paulo Bagueira (União). Rodrigo Neves também havia prometido que o atual vice-prefeito seria seu candidato à Câmara de Brasília.
Originalmente, Bagueira seria o vice de Neves, mas foi substituído por Isabel Swan (PV). A troca não foi à toa. A moça é indicação de Grael e faz parte do conjunto de contrapartidas para que o atual mandatário abrisse mão de disputar o pleito de 2024.
Swan, inclusive, marcou presença na cerimônia e recebeu diversos elogios de Grael, que disse tê-la visto ainda na barriga da mãe e recordou de quando velejavam juntos pelos mares de Niterói.
Ainda compareceram o deputado Vitor Júnior (PDT), autor da honraria, e a presidente estadual do partido, Martha Rocha.
*Com informações do Tempo Real