Ouça agora

Ao vivo

Governo Federal não aceita negociar com servidores do INSS e greve é mantida
Brasil
Governo Federal não aceita negociar com servidores do INSS e greve é mantida
Primeira pesquisa depois de atentado mostra empate técnico entre Biden e Trump nos EUA
Destaque
Primeira pesquisa depois de atentado mostra empate técnico entre Biden e Trump nos EUA
Irmãos Brazão negam envolvimento com milicianos do Rio de Janeiro
Política
Irmãos Brazão negam envolvimento com milicianos do Rio de Janeiro
Justiça considera que Uber é responsável por itens pedidos em entregas
Destaque
Justiça considera que Uber é responsável por itens pedidos em entregas
Mega-sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 47 milhões
Brasil
Mega-sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 47 milhões
Servidores do INSS entram em greve a partir dessa terça-feira (16/07)
Brasil
Servidores do INSS entram em greve a partir dessa terça-feira (16/07)
Maricá das Artes realiza dois saraus culturais em julho
Cultura
Maricá das Artes realiza dois saraus culturais em julho

Maternidade Mariana Bulhões realiza ação em alusão ao Agosto Dourado

Evento contou com palestra, roda de conversa e orientações às mães sobre a importância da amamentação
Foto: Renato Fonseca / PMNI

O leite materno é o alimento mais importante para o bebê. Para enfatizar o tema, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (16) uma ação em alusão ao Agosto Dourado, na Maternidade Mariana Bulhões. O evento contou com rodas de conversa, palestras, dinâmicas, apresentações e brindes para as mães e gestantes que participaram da iniciativa.

A ação serviu para reforçar como o leite materno é essencial para o desenvolvimento do bebê. Além de ser uma fonte rica de nutrientes, anticorpos e outros benefícios que irão proteger a criança até a vida adulta, o ato de amamentar também representa a criação do primeiro vínculo entre mãe e filho.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, destacou a importância destas ações que acontecem durante todo o ano na rede municipal de saúde de Nova Iguaçu. “Intensificamos as ações de conscientização sobre o leite materno. Na Maternidade Mariana Bulhões temos um comitê que orienta, protege e promove o aleitamento para as pacientes ao longo do ano. Também buscamos instruir e dar suporte às famílias que são acompanhadas na atenção básica”, destaca.

O diretor geral da Maternidade Mariana Bulhões, Adriano Pereira, falou que o aleitamento materno é um dos principais focos de trabalho das equipes da unidade. “Procuramos sempre destacar para as famílias os benefícios da amamentação. O leite materno é essencial para a criança e funciona como uma primeira vacina, reduzindo a possibilidade do aparecimento de doenças na vida adulta. Para mãe é a oportunidade de se conectar com seu filho oferecendo a ele o primeiro alimento de sua vida”, explica.

Maternidade Mariana Bulhões é reconhecida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A Maternidade Mariana Bulhões tem, desde 2017, o selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IAHC)”, programa do Ministério da Saúde que promove a importância do aleitamento materno dentro dos hospitais do Brasil. Além das campanhas de Agosto Dourado, a unidade estimula políticas públicas sobre o principal alimento do bebê. A unidade conta com um comitê formado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais que prestam assistência sobre o tema para as pacientes.
Especialistas dizem que o leite materno diminui a chance de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, além de reduzir o risco de infecções e alergias. A recomendação é que os bebês sejam amamentados exclusivamente até os seis meses e/ou até dos 2 anos de idade, como complemento da alimentação.

“Acompanhamos as mães nas enfermarias para certificar que elas estão bem para amamentar. Enfatizamos a questão de oferecer o leite materno à criança e explicamos que o leite possui todos os nutrientes necessários que as crianças precisam desde que nascem até os seis meses de idade exclusivamente”, disse a enfermeira Sônia Abranches, representante do Comitê de Aleitamento Materno.

Moradora de Nova Iguaçu, Alerrandra de Oliveira Marques, de 20 anos, deu à luz ao pequeno Enzo Gabriel no dia 6 de agosto. Ela participou da ação e disse que aprendeu bastante sobre a maternidade e a amamentação, pois é mãe de primeira viagem.

“No início, eu tinha muitas dúvidas sobre o aleitamento materno, justamente pelo fato de ser mãe de primeira viagem. Aprendi algumas orientações, cuidados e como será bom para que meu filho tenha uma amamentação saudável e correta. Com certeza vou praticar tudo que vi aqui”, disse.

Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu está promovendo ações voltadas ao aleitamento materno. As unidades básicas de saúde e clínicas da família promoveram rodas de conversa, ensinaram a correta posição do bebê na amamentação, entre outros assuntos que estimularam a amamentação.