O comércio do Rio poderá funcionar na próxima quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho. A abertura dos estabelecimentos ficará a critério dos lojistas, tanto do comércio de rua como de shoppings.
Para funcionarem, as lojas precisam ter o Termo de Adesão para Trabalho nos Feriados, homologado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro (SECRJ).
É importante reforçar que o Termo de Adesão é obrigatório e que, no caso de fiscalização, na ausência deste documento, os lojistas estarão sujeitos à multa. As lojas que abrirem apenas com os sócios das empresas, ou seja, sem a presença de funcionários, estão isentas do Termo.
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para Trabalho nos Feriados 2024/2026, firmada entre o SindilojasRio e o SECRJ, os empregados que trabalharem especificamente no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, terão direito a duas folgas. Além da folga remunerada em até 30 dias a contar do feriado trabalhado, o empregado terá direito à outra folga, a ser tirada, de preferência, no dia do aniversário. Não sendo possível neste dia, a segunda folga deverá ser tirada em até 90 dias a contar do feriado trabalhado. A jornada de trabalho é limitada a seis horas, sem prorrogação.
O show gratuito da cantora Lady Gaga, marcado para o próximo sábado, 3 de maio, na Praia de Copacabana, em pleno feriadão do Dia do Trabalho, está agitando os fãs da artista e, também, ajudando a impulsionar a economia da cidade. A expectativa da prefeitura do Rio é que o evento movimente cerca de R$ 600 milhões. Parte significativa desse valor deve beneficiar diretamente o comércio local, especialmente nos segmentos de moda, beleza, alimentação e serviços.
Feriado com show de Lady Gaga movimenta o varejo no Rio
Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) em conjunto com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) ouviu lojistas de segmentos como vestuário, calçados, acessórios e souvenires, entre outros. Segundo o levantamento, a expectativa é de que o crescimento das vendas supere o que ocorreu quando houve a apresentação de Madonna, há um ano. Os lojistas, principalmente das zonas Sul e Oeste e do Centro do Rio, estimam alta de até 2% nas vendas com o show de Lady Gaga, nas areias de Copacabana.
Para o presidente do SindilojasRio e do CDLRio, Aldo Gonçalves, trata-se de uma grande oportunidade para os lojistas da cidade. “Um evento gratuito, de uma artista internacional, em Copacabana e em pleno feriado prolongado é a combinação perfeita para atrair milhares de pessoas ao Rio. Isso movimenta diversos setores do comércio e é uma chance de ouro para o varejo carioca atrair novos clientes e aumentar as vendas”, afirma.
Segundo ele, o comércio já sente os reflexos positivos da vinda do público para o show. “Percebemos um aquecimento, principalmente nos setores de vestuário, calçados, acessórios e produtos de beleza. Muitos consumidores estão em busca do look ideal para curtir a apresentação, e isso se reflete diretamente nas vendas”, explicou Gonçalves, acrescentando que além do impacto imediato nas vendas, há um efeito positivo prolongado. “Visitantes que têm uma boa experiência costumam voltar ou recomendar a cidade e os estabelecimentos que conheceram”, lembra ele.
O SindilojasRio e o CDLRio têm orientado os lojistas a se prepararem para o aumento na demanda. Entre as recomendações estão o reforço de estoques, o treinamento das equipes de atendimento, a revisão de sistemas de pagamento, a comunicação visual atrativa e a divulgação nas redes sociais. “Quem estiver mais bem preparado certamente vai se destacar”, pontua.
Aldo destaca ainda os desafios que os lojistas enfrentam durante eventos dessa magnitude, como a logística, o controle de estoque e a segurança. “Planejamento é fundamental. Com organização e atenção aos detalhes, é possível transformar um grande fluxo de pessoas em uma excelente oportunidade de negócios”, concluiu.