Ouça agora

Ao vivo

Vítima morta durantge comício de Donald Trump é identificada
Destaque
Vítima morta durantge comício de Donald Trump é identificada
Morre escritor e jornalista Sérgio Cabral Santos aos 87 anos
Destaque
Morre escritor e jornalista Sérgio Cabral Santos aos 87 anos
FBI identifica atirador que tentou matar Donald Trump
Destaque
FBI identifica atirador que tentou matar Donald Trump
Donald Trump sofre atentado durante um comício de sua candidatura à presidência dos EUA
Destaque
Donald Trump sofre atentado durante um comício de sua candidatura à presidência dos EUA
Vestibular Uerj 2025: inscrições para o 2º Exame de Qualificação
Destaque
Vestibular Uerj 2025: inscrições para o 2º Exame de Qualificação
Julgamento de Alec Baldwin por homicídio culposo é anulado por ocultação de provas
Destaque
Julgamento de Alec Baldwin por homicídio culposo é anulado por ocultação de provas
Queimados promove quarta edição da Colônia de Férias no Horto
Baixada Fluminense
Queimados promove quarta edição da Colônia de Férias no Horto

Governo do Estado prepara programação especial de aniversário do Abrigo Cristo Redentor

Além de atrações musicais, os abrigados também poderão cortar e fazer o cabelo, unha, sobrancelha, tudo para comemorar em grande estilo
Imagem: Reprodução

Os idosos do Abrigo Cristo Redentor estão em ritmo de festa. Isso porque o espaço, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, irá celebrar 88 anos de fundação, na próxima quarta-feira (16). Mas, as comemorações começam nesta segunda-feira (14), com a apresentação do bloco Cordão da Bola Preta. Já na terça-feira (15), os hóspedes terão um dia de beleza, promovido pelas alunas do Empoderadas que fazem parte do curso de capacitação profissional do programa. Os abrigados também poderão cortar e fazer o cabelo, unha, sobrancelha, tudo para comemorar em grande estilo. Na quarta-feira (16), data oficial da inauguração do Abrigo, haverá o tradicional bolo de aniversário e a presença ilustre da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, que fará uma apresentação especial para os acolhidos com direito a mestre-sala e porta-bandeira, passista e baianas.

– O Cristo Redentor é hoje um dos principais equipamentos da nossa secretaria e faz um trabalho de excelência com os idosos. E teremos muitas novidades em breve, como a horta, que já está sendo implantada no local, e a reforma do auditório que será transformado em uma sala de cinema. Tudo isso para melhor acolher e criar possibilidades de interação social – ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

A festança se estenderá por toda semana, com show do cantor Cláudio Assiérer na quinta-feira (17) e finalizando com o bingo a fantasia, na sexta-feira (18). Outras atividades habituais como exercícios, tarde de jogos com música e trabalho de criatividade acontecerão normalmente no Abrigo.

– Nossas atividades são pensadas para fortalecer os vínculos, o acolhimento e as habilidades da pessoa idosa. Diariamente, nossos acolhidos realizam atividades lúdicas que buscam oportunizar a melhora da saúde física e mental, promovendo a qualidade de vida – conclui Letícia Guimarães, superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria e responsável pelo Abrigo.

Abrigo Cristo Redentor

O Centro de Promoção Social Abrigo Cristo Redentor – CPSACR, é uma instituição governamental de caráter residencial, localizada em Higienópolis, na Zona Norte do Rio, destinada à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, independente ou com algum grau de dependência, vinculado à Superintendência de Proteção Social Especial (SPSE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Hoje, o Abrigo atende 213 idosos na modalidade de acolhimento institucional, com assistência multidisciplinar 24 horas por dia. Os acolhidos moram no local e recebem acompanhamento nutricional, médico e psicológico. A instituição é organizada em cinco unidades distintas, divididas por gênero e graus de dependências.

No Abrigo Cristo Redentor funciona ainda o Centro-Dia Levy Miranda, espaço destinado a atender a pessoa idosa, de ambos os sexos, com grau de dependência leve ou moderada, composto por equipe técnica multidisciplinar. No local, o idoso entra às 8h e sai às 17h. Assim, a família pode trabalhar e/ou estudar tranquilamente, pois o idoso estará sendo acompanhado com todo cuidado. Durante o dia, recebe alimentação preparada por nutricionistas, atendimento psicológico e médico, assim como participa de atividades de lazer. Além disso, interage com outros idosos, aumentando a autonomia e estimulando mais o cérebro.
O Empoderadas atua na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento psicossocial por meio de uma equipe interdisciplinar. Os polos do Programa são instalações permanentes do Estado, que fornecem informações sobre os diferentes tipos de violência, programas de treinamento, cursos profissionalizantes para capacitar a mulher e evitar a dependência financeira, um dos principais fatores que impede que a vítima quebre o ciclo de violência. Além de uma rede de apoio composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais para melhor atender as alunas assistidas. O programa atende atualmente cerca de 3 mil mulheres em todo o estado.

Programação:

Dia 14 – Apresentação Cordão do Bola Preta
Dia 15 – Dia da Beleza com as Empoderadas
Dia 16 – Aniversário do Abrigo/Apresentação da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis/Aniversariantes do mês
Dia 17 – Show Tributo a Roberto Carlos com o cantor Cláudio Assiérer
Dia 18 – Bingo Fantasia