Ouça agora

Ao vivo

Rio Construção Summit 2025 terá premiação do IEL para estudantes de engenharia civil e arquitetura e urbanismo
Rio de Janeiro
Rio Construção Summit 2025 terá premiação do IEL para estudantes de engenharia civil e arquitetura e urbanismo
Comissão da Alerj recebe 385 denúncias de violação de direitos humanos
Destaque
Comissão da Alerj recebe 385 denúncias de violação de direitos humanos
Alerta para chuvas intensas em Macaé nesta terça (10)
Norte Fluminense
Alerta para chuvas intensas em Macaé nesta terça (10)
Ex-deputado Natalino é preso em operação do MPRJ contra grilagem de terra em Búzios
Costa do Sol
Ex-deputado Natalino é preso em operação do MPRJ contra grilagem de terra em Búzios
Municípios da Baixada Fluminense vão ter o abastecimento de água interrompido
Baixada Fluminense
Municípios da Baixada Fluminense vão ter o abastecimento de água interrompido
Mercado ilegal movimenta R$ 4,5 bilhões por ano na Região Metropolitana do Rio
Destaque
Mercado ilegal movimenta R$ 4,5 bilhões por ano na Região Metropolitana do Rio
Exame de DNA aponta que empresário não é filho de Gugu Liberato
Destaque
Exame de DNA aponta que empresário não é filho de Gugu Liberato

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Sonho que desafia gerações, linha que liga a Praça XV a Itaboraí surge novamente como uma das soluções para a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Rio.
Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.