O Autódromo de Interlagos será palco da decisão da Copa Truck e da NASCAR Brasil no próximo dia 10 de dezembro. Essa etapa da competição terá uma novidade: a implantação do sistema de filmagem para apoio aos comissários desportivos e à direção de prova, conhecido como VAS – Video Assistante Steward. A tecnologia é semelhante ao VAR no futebol.
A empresa Kallimage, responsável por filmagens esportivas e operacionais há mais de 20 anos, cuidará da instalação e operação do sistema composto por 29 câmeras espalhadas em pontos estratégicos no traçado da pista para que sejam os “olhos” dos comissários desportivos na pista. O objetivo é auxiliar nas decisões técnicas e esportivas.
“Temos tecnologia avançada para oferecer o que há de melhor. O VAS é mais sofisticado e complexo do que o VAR no futebol. Nos estádios, as câmeras estão sempre apontadas para um lance, nos entornos da bola e o árbitro pode paralisar a partida para analisar o replay do lance pelo tempo que achar necessário”, disse conta André Pires, proprietário da Kallimage, antes de prosseguir:
“No automobilismo, a dificuldade é muito maior, pois com os carros espalhados pela pista e disputando posições, podem haver, simultaneamente, várias infrações, incidentes de penalização e acidentes em todos os pontos do traçado. O diretor de prova não pode parar a corrida para analisar cada lance. Todas as decisões precisam ser muito rápidas, precisas e certeiras, pois qualquer penalidade a um piloto infrator deve ser aplicada antes da corrida acabar”, finalizou.