Ouça agora

Ao vivo

Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Carnaval
Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Entretenimento
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
Baixada Fluminense
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Destaque
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Política
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Estado
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)
Costa do Sol
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)

Final da Copa Truck e 8ª etapa da NASCAR Brasil terão sistema de filmagem

Vídeo Assistant Steward (VAS) vem para auxiliar os comissários desportivos
Fórmula Truck
Foto: Divulgação/ Fórmula Truck

O Autódromo de Interlagos será palco da decisão da Copa Truck e da NASCAR Brasil no próximo dia 10 de dezembro. Essa etapa da competição terá uma novidade: a implantação do sistema de filmagem para apoio aos comissários desportivos e à direção de prova, conhecido como VAS – Video Assistante Steward. A tecnologia é semelhante ao VAR no futebol.

A empresa Kallimage, responsável por filmagens esportivas e operacionais há mais de 20 anos, cuidará da instalação e operação do sistema composto por 29 câmeras espalhadas em pontos estratégicos no traçado da pista para que sejam os “olhos” dos comissários desportivos na pista. O objetivo é auxiliar nas decisões técnicas e esportivas.

“Temos tecnologia avançada para oferecer o que há de melhor. O VAS é mais sofisticado e complexo do que o VAR no futebol. Nos estádios, as câmeras estão sempre apontadas para um lance, nos entornos da bola e o árbitro pode paralisar a partida para analisar o replay do lance pelo tempo que achar necessário”, disse conta André Pires, proprietário da Kallimage, antes de prosseguir:

“No automobilismo, a dificuldade é muito maior, pois com os carros espalhados pela pista e disputando posições, podem haver, simultaneamente, várias infrações, incidentes de penalização e acidentes em todos os pontos do traçado. O diretor de prova não pode parar a corrida para analisar cada lance. Todas as decisões precisam ser muito rápidas, precisas e certeiras, pois qualquer penalidade a um piloto infrator deve ser aplicada antes da corrida acabar”, finalizou.