A cada final de ano a expectativa e a ansiedade dos moradores de Nova Iguaçu aumentam para conferir os enfeites de Natal da famosa casa de número 62 da rua Waldete Charmom do Carmo Lima, bairro Monte Líbano. Esta é a 16ª edição consecutiva da decoração, produzida pela advogada, artesã e defensora da natureza, Bernardete Goulart, está promovendo um encantamento coletivo na região. Todos que passam pelo local admiram a beleza das peças confeccionadas com materiais recicláveis e fazem fotos e vídeos.
Não tem idade certa, todo que passam por lá ficam encantados. Esse ano há mais luzes e peças diferenciadas feitas com isopor, tubos pvc, caixotes de feira, garrafas pets e baldes de plásticos e tecidos. Entre os adereços idealizados para o Natal deste ano estão papai noel confeccionado de isopor e tudo pvc. O bom velhinho está sentado em uma cadeira de balanço restaurada. Outra peça que está chamando muito a atenção é a cachoeira de dois metros de altura.
“A cachoeira foi construída com isopor, tem dois metros de altura, tem também um lago e é revestida com papel laminado envelhecido que dá efeito de pedra. Iniciei esse trabalho em janeiro e só terminei em março. A cachoeira tem iluminação e queda d’água e fica junto ao presépio. As pessoas vêm de outros bairros e cidades para ver a decoração. Uma moça disse para mim que veio de longe para a mãe dela admirar a decoração de Natal da minha casa. A senhora falava tanto da decoração que ela não podia deixar de vir. Isso é muito gratificante de ouvir. Exige de mim muito trabalho, mas posso dizer que vale a pena todo o tempo dedicado na construção da decoração que encanta e faz renascer o espírito de Natal”, conta, emocionada, a artesã Bernardete Goulart.
Mas as novidades não param por aí, esse ano a ornamentação conta com um anjo de dois metros feito com estrutura de ferro. Ele está em cima do telhado da varanda da casa da artesã e ganhou uma iluminação que deixou a peça muito atraente. “É prazeroso observar as pessoas tirando fotos, admirando meu trabalho. Posso dizer que me sinto motivada a produzir mais peças e, claro, contribuir para a preservação do meio ambiente e resgatar o espírito natalino”, destaca. Bernardete Goulart planejou a produção das esculturas. O trabalho artesanal começou em janeiro para que as esculturas estivessem expostas na calçada da residência no final de novembro.
Empenhada em tornar o mundo mais sustentável, Bernadete faz uma espécie de poupança para a manutenção das esculturas como, por exemplo, pinturas, acabamentos e iluminação que ficam em média R$ 3 mil. Com a iniciativa da artesã, o ambiente é preservado de receber em média 3 mil garrafas pet. Toda dedicação à natureza e ao Natal já resultou em vitórias ao participar de concursos de decoração natalina. “Eu venci em primeiro lugar, em 2010, e o segundo lugar, em 2011, os concursos de decoração de Natal mais bonita, promovidos pela prefeitura de Nova Iguaçu”, destaca.
A neve que Bernardete faz cair em Nova Iguaçu, desde o Natal de 2021, em pleno novembro e dezembro, também está na programação. A artesã explica como vai nevar na Baixada Fluminense. “A neve é produzida por uma máquina com produto específico que libera flocos imitando a neve”, conta. Ela frisa que observar o sorriso das crianças, a felicidade das pessoas carentes que, muitas vezes, não têm condições de pagar para tirar uma foto com papai noel, por exemplo, proporciona a ela uma sensação de alegria e de amor ao próximo.