Ouça agora

Ao vivo

Seis pessoas testam positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no Estado do Rio
Destaque
Seis pessoas testam positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no Estado do Rio
Empreendedorismo sênior cresce no estado do Rio
Destaque
Empreendedorismo sênior cresce no estado do Rio
Refis 2024 com condições especiais deve passar a valer já na próxima semana em Campos
Norte Fluminense
Refis 2024 com condições especiais deve passar a valer já na próxima semana em Campos
Nobel da Paz vai para organização japonesa que trabalha pelo fim das armas nucleares
Destaque
Nobel da Paz vai para organização japonesa que trabalha pelo fim das armas nucleares
Nilópolis anuncia lançamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc
Baixada Fluminense
Nilópolis anuncia lançamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc
Bets sem autorização começam a sair do ar nesta sexta
Brasil
Bets sem autorização começam a sair do ar nesta sexta
Propaganda eleitoral no rádio e na TV volta para eleição em segundo turno
Política
Propaganda eleitoral no rádio e na TV volta para eleição em segundo turno

Escola Técnica de Niterói comemora 100 anos de existência

A Escola preparou um evento que contou com a presença de autoridades, diretores, professores, funcionários e personalidades que marcaram a história da escola
Imagem: Divulgação

A Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL), em Niterói, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), comemorou seus 100 anos na última semana. A Escola preparou um evento que contou com a presença de autoridades, diretores, professores, funcionários e personalidades que marcaram a história da escola. A celebração do aniversário aconteceu no auditório do polo, que recebeu um painel com ex-alunos. A música do evento ficou por conta do Centro Cultural Henrique Lage, composto por alunos e professores.

A diretora geral, Ingrid Ribeiro, abriu a cerimônia dos 100 anos da Escola: “Neste centenário honramos não apenas a história da escola, mas também todos aqueles que contribuíram para o seu sucesso, diretores, alunos e professores. E também a comunidade que nos abraçou. Estou aqui há 25 anos, e me emociono toda vez que penso nesses 100 anos da Escola, tenho muito orgulho da onde chegamos”.

A cerimônia inter-religiosa teve a presença do padre Cláudio de Almeida Lima, das igrejas São Sebastião, que fica no Barreto e Divina Providência, na Engenhoca; do pastor Fábio Tinoco Vieira, da igreja Batista Memorial em Niterói; e do diretor da Casa Espírita Nair Cruz e do 42º Conselho Espírita de Unificação, Luiz Maurício de Abreu Arruda.

Durante o evento, um dos funcionários mais antigos homenageados foi Vilson Coelho de Souza, de 77 anos, conhecido por todos como Coelhinho, foi aluno e funcionário da escola desde 1965. Começou na função de ajudante de lustrador. A partir de 1969, se tornou inspetor de alunos, função que ocupou até a sua aposentadoria, em 2008.

“Eu fico imensamente grato em receber essa homenagem, fui aluno, fui funcionário e passei a minha vida toda aqui dentro. Hoje aposentado, sempre arrumo um jeito de estar por perto. Essa escola representa muito para mim, obrigado a todos que colaboraram com o que sou hoje e por acreditarem no meu trabalho”, conclui Vilson Coelho.

Na cerimônia, professores e funcionários antigos foram homenageados, ainda em vida, uma delas foi a professora Dona Rita que esteve na escola por mais duas décadas. Na celebração, recebeu uma placa honrosa e declarou: “Estar aqui hoje é um presente de Deus. Ser aplaudida por vocês também. Eu fui professora daqui, mas eu também aprendi muito. Sem professor, não existe aluno, e sem aluno, não podemos contar com a evolução do mundo”.

Representando os ex-alunos, a homenageada foi Maria Cristina, moradora do Barreto há 60 anos. Que fez parte da primeira turma de meninas no curso técnico de Edificações, durante a direção de Álvaro Caetano: “O Henrique Lage faz parte da minha vida, agradeço a todos por me acolher tão bem. Eu brincava nesse campo no ano de 67, quando eu era criança. Quando tive a oportunidade de entrar aqui, eu me inscrevi, terminei meus estudos, logo após me formei na faculdade e vim trabalhar na ETEHL, para minha surpresa. Eu amo estar nessa Escola, me sinto parte daqui.”

Representando os diretores mais antigos, ainda em vida, a homenagem foi feita para a ex-diretora Dilma Henrique Assumpção, que esteve à frente da unidade na década de 80 e ficou até o ano de 1998. A ex-diretora declarou em poucas palavras o que sentiu sendo homenageada: “Entre nós sempre houve um objetivo comum, colaborar para que essa Escola sempre fosse uma unidade de qualidade com o ensino profissional e a formação técnica. Ver hoje esse auditório cheio, é saber que valeu a pena”.

No evento, contamos com a presença de autoridades, incluindo Mauro Azevedo, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; Edgard Leite, subsecretário de Estado de Ensino, Pesquisa e Inovação; Caroline Alves, presidente da Faetec; Márcia Farinazo, diretora de Desenvolvimento da Educação (DDE); Ismênia de Lima, Representante da UFF; Ronald Santos, secretário Nacional da Juventude; e Thiago Risso, subsecretário Municipal de Educação de Niterói. Além disso, estiveram os representantes das prefeituras de Niterói e São Gonçalo, entre outros.

“Eu me emociono muito com esse momento, pois é possível ver e sentir que todo nosso trabalho e esforço é válido. Ver o que essas pessoas fizeram para essa Escola está de pé até hoje me enche de orgulho. Obrigada a todos os funcionários, servidores e aos alunos que passaram por aqui e construíram essa Escola, uma instituição forte, que tem história e que forma alunos capacitados”, conclui a Presidente da Faetec, Caroline Alves.