A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta segunda-feira (27), na Zona Sul da cidade, o Arbitral do Campeonato Carioca de 2024. Compareceram os representantes dos 12 clubes que vão participar da competição no ano que vem: Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco, Boavista, Bangu, Madureira, Portuguesa, Nova Iguaçu, Audax, Volta Redonda e o estreante, Sampaio Correa.
Pelos quatro grandes, a dupla Fla-Flu foi representada por seus presidentes: Rodolfo Landim e Mario Bittencourt, respectivamente. CEO da SAF do Botafogo, Thairo Arruda marcou presença no evento e o Vasco enviou um advogado do clube.
A FERJ anunciou as datas-base para o início da competição: 17 e 18 de janeiro. O Arbitral trouxe, ainda, duas novidades para o Campeonato Carioca do ano que vem: a primeira é em relação aos clássicos, que serão disputados a partir da sexta rodada com o duelo Vasco x Flamengo.
A outra é sobre o uso da equipe principal. Como o Campeonato Carioca acontece logo no início da temporada, os times grandes ainda estão em período de pré-temporada e, assim, optam por utilizar times alternativos nas primeiras rodadas. A FERJ, no entanto, determinou que todas as equipes devem utilizar os principais atletas a partir quinta rodada.
Em relação ao VAR, as regras seguem iguais as desse ano: árbitro de vídeo em todos os clássicos, nas semifinais e finais. Além disso, o recurso vai estar disponível a qualquer clube em todas as demais partidas da competição. No entanto, os times vão precisar solicitar o VAR diretamente com a Federação e acertar os custos da operação junto a FERJ.
Quanto a competição, não houve alterações no regulamento para 2024. A tradicional Taça Guanabara continua como primeiro turno e disputada no sistema de pontos corridos. Portanto, o campeão será o time que terminar como líder da classificação. O 12º colocado será rebaixado para a Série A2. Para a última rodada, a FERJ informou que todos os jogos acontecem simultaneamente, no dia 03 de março (domingo).
Os quatro primeiros colocados da Taça Guanabara se classificam às semifinais do Estadual e o formato de disputa será o 1º x 4º e o 2º x 3º, em jogos de ida e volta. As duas primeiras equipes fazem o segundo jogo em casa e chegam à decisão em caso de empate no placar agregado. A final também será decidida em dois jogos, ambos no Maracanã, como vem acontecendo há alguns anos, e sem vantagem para qualquer equipe. Os mandos da final serão decididos em sorteio na sede da Federação.
A Taça Rio será disputada entre as equipes que terminarem a Taça Guanabara entre o 5º e 8º lugares. Como acontece na fase final do Estadual, os jogos da semifinais da Taça Rio serão entre o 5º x 8º e o 6º x 7º. Os times com melhor campanha tem vantagem do empate e fazem o segundo jogo em casa. Na final, também não há vantagem para qualquer lado e o sorteio dos mandos de campo será feito via sorteio na sede da FERJ. As datas das finais do Estadual e da Taça Rio serão definidas posteriormente.
Há alguns anos, o Campeonato Carioca não distribuiu qualquer premiação ao clube vencedor. No regulamento deste ano, a FERJ estipulou que 70% do montante total destinado a premiação da competição, ao vencedor. Mas de acordo com apuração da Rádio Manchete, nenhum valor foi apresentado durante o arbitral de hoje.
Copa do Brasil
Como aconteceu este ano, o Campeonato Carioca distribuiu cinco vagas para a Copa do Brasil. E, nesse ponto, também não houve qualquer modificação no regulamento. Dessa forma, os quatro primeiros colocados garantem vaga na competição nacional, juntamente com o campeão da Taça Rio.
Relatórios sobre Arbitragem
A FERJ anunciou no arbitral que fechou uma parceria com a empresa francesa “Good Game”, que atua no levantamento de dados de resultados e a atuação das equipes de arbitragem. A empresa foi contratada pelo Botafogo durante o Campeonato Brasileiro de 2023 para elaborar um relatório sobre a arbitragem na competição. A FERJ aprovou o trabalho realizado e justificou a chegada da “Good Game” como forma de garantir a lisura da competição. Vale ressaltar, no entanto, que os resultados nos relatórios, não necessariamente vão influenciar na escala de arbitragem ao longo do campeonato, em especial, nas finais.
1ª Rodada
Volta Redonda x Fluminense
Flamengo x Audax
Botafogo x Madureira
Vasco x Boavista
Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa
Portuguesa x Bangu