Ouça agora

Ao vivo

Macaé ganha novas redes de esgoto na Aroeira
Norte Fluminense
Macaé ganha novas redes de esgoto na Aroeira
Itaipuaçu recebe evento Passaporte em Ação
Maricá
Itaipuaçu recebe evento Passaporte em Ação
Petrópolis tem 82 hectares de área queimada no primeiro semestre do ano
Destaque
Petrópolis tem 82 hectares de área queimada no primeiro semestre do ano
Eleições Municipais têm mulheres como maioria do eleitorado, revela TSE
Brasil
Eleições Municipais têm mulheres como maioria do eleitorado, revela TSE
Eduardo Paes lança candidatura à reeleição, mas ainda sem o nome do vice. Pedro Paulo é o preferido
Política
Eduardo Paes lança candidatura à reeleição, mas ainda sem o nome do vice. Pedro Paulo é o preferido
Prouni terá mais de 240 mil bolsas no segundo semestre
Brasil
Prouni terá mais de 240 mil bolsas no segundo semestre
Projeto de Judô transforma vida de 280 crianças em Japeri
Baixada Fluminense
Projeto de Judô transforma vida de 280 crianças em Japeri

Crescem 35% os pedidos de renovação da Carteira de Habilitação pelo Posto Digital do Detran.RJ

Governo do Estado investe na ampliação dos serviços virtuais, que oferecem agilidade e comodidade ao cidadão
Foto: Reprodução

Os serviços digitais oferecidos à população pelo Detran.RJ conquistaram os usuários. Somente neste primeiro semestre de 2023, houve aumento de 35% no número de pessoas que solicitaram a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Posto Digital Detran.RJ, em comparação ao primeiro semestre do ano passado. O atendimento virtual dispensa o agendamento, oferecendo rapidez e comodidade ao cidadão.

O Posto Digital é um serviço disponível desde 2021 no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br). É resultado do trabalho realizado pelo Governo do Estado para ampliar a oferta de serviços digitais nos órgãos públicos. E a possibilidade de solicitar a renovação da CNH de forma virtual é um dos grandes avanços do Posto Digital, que também permite solicitar a 2ª via da CNH, obter o documento de licenciamento anual, iniciar o processo de transferência da propriedade de veículos, entre outros serviços.

“Cada vez mais pessoas aprovam os serviços digitais oferecidos pelo Governo do Estado. É uma meta da minha gestão que todos os órgãos ampliem a oferta de serviços públicos on-line, porque eles trazem eficiência, qualidade e transparência no atendimento ao cidadão”, afirma o governador Cláudio Castro.

De janeiro a junho de 2023, 34.876 cidadãos fluminenses solicitaram a renovação de CNH pelo Posto Digital, enquanto no período de julho a dezembro de 2022 o serviço foi realizado por 25.753 usuários. O número de acessos ao Posto Digital cresceu 70% este ano em relação ao segundo semestre de 2022 – o que se deve também ao fato de que, desde março deste ano, o Posto Digital está acessível por aplicativo de celular, o que facilita a busca dos cidadãos fluminenses por informações e serviços.

“Estamos Implementando o processo de digitalização dos serviços para que os usuários tenham um atendimento ágil e prático. Mas vamos avançar ainda mais na melhoria dos serviços ao público, especialmente de forma on-line”, diz o presidente do Detran.RJ, Marcus Amim.

Ao solicitar a renovação da CNH pelo Posto Digital, o usuário só terá de comparecer a um posto numa segunda etapa, para tirar nova foto e fornecer impressões digitais. Para isso, não é necessário agendar atendimento. Basta ir a qualquer unidade do Detran.RJ e obedecer à ordem de chegada. Pelo Posto Digital, o cidadão receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, e será informado da unidade onde quer pegar a nova CNH pronta. No caso do processo de solicitação da 2ª via de CNH pelo Posto Digital, o sistema aproveita as fotos e os dados biométricos já registrados no Detran.RJ, e o usuário só precisa comparecer ao posto na hora de pegar o novo documento.

Transferência de veículo: 21% mais autorizações virtuais

A renovação simplificada de CNH não foi o único serviço virtual oferecido pelo Detran.RJ que recebeu grande incremento de usuários este ano. A emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e), por exemplo, aumentou 21% no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.

A ATPV-e é o documento que precisa ser preenchido pelo vendedor dos veículos com CRV digital, ou seja, que já não têm o antigo documento verdinho de compra e venda. Emitindo a ATPV-e pelo Posto Digital, o vendedor do veículo evita ter de ir ao posto físico. De janeiro a junho deste ano, 93.561 autorizações de transferência foram emitidas de forma virtual, contra 77.279 no mesmo primeiro semestre de 2022.

O documento digital de licenciamento anual do veículo (CRLV-e) foi visualizado por 246.905 usuários no primeiro semestre deste ano, contra 174.602 no primeiro semestre de 2022 – um aumento de mais de 40%.