Ouça agora

Ao vivo

Parque das Figueiras recebe o evento “Corona Olympic Sunsets” em celebração as Olimpíadas 2024
Destaque
Parque das Figueiras recebe o evento “Corona Olympic Sunsets” em celebração as Olimpíadas 2024
Zico tem mala roubada com itens de valor em frente a hotel em Paris
Destaque
Zico tem mala roubada com itens de valor em frente a hotel em Paris
Niterói recebe 13° Encontro Internacional de Capoeira ‘Na Volta Que o Mundo Dá’
Destaque
Niterói recebe 13° Encontro Internacional de Capoeira ‘Na Volta Que o Mundo Dá’
Trens da França são sabotados no dia da abertura dos Jogos de Paris
Destaque
Trens da França são sabotados no dia da abertura dos Jogos de Paris
Operacão Afrodite do Procon-RJ interdita nove clínicas de estética no Rio e região metropolitana
Destaque
Operacão Afrodite do Procon-RJ interdita nove clínicas de estética no Rio e região metropolitana
Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, 205 delegações vão desfilar em 85 barcos pelo Rio Sena
Destaque
Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, 205 delegações vão desfilar em 85 barcos pelo Rio Sena
PL lança Drª Roberta candidata a vice-prefeita na chapa de Dudu Reina para a Prefeitura de Nova Iguaçu
Política
PL lança Drª Roberta candidata a vice-prefeita na chapa de Dudu Reina para a Prefeitura de Nova Iguaçu

Com recorde de jovens no mundo, campanha quer ouvir o que eles pensam

Organizações buscam opinião da juventude para subsidiar políticas.
Foto: Reprodução

“Poderia ter mais aulas de educação sexual nas escolas. Entendi o que era abuso sexual e que eu sofria isso dentro de casa, quando assisti a uma palestra no 3º ano. Aquilo mudou minha vida e me ajudou a denunciar o infeliz do padrasto com o qual fui obrigada a conviver”. O depoimento é de uma jovem que colaborou com a campanha 1.8 Bilhão de Jovens pela Mudança, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Estrada e transporte. Tenho que andar muitos quilômetros para ir à aula. Quando chove, a lama bate no joelho. Já fiquei mais de uma semana sem conseguir ir à escola na temporada de chuva”, diz outro jovem.

Os pedidos desses dois jovens são algumas das demandas coletadas pela campanha da OMS, organizada pela Partnership for Maternal, Newborn & Child Health, maior aliança global em defesa da saúde de mulheres, crianças e adolescentes (PMNCH, na sigla em inglês).

O número de 1,8 bilhão é referência ao contingente da população entre 10 a 24 anos vivendo no planeta, segundo o Fundo de População das Nações Unidas. A iniciativa quer ouvir pessoas entre 16 e 24 anos em todo o mundo.

“Nunca tivemos tantos jovens habitando a Terra juntos, ao mesmo tempo que nunca tivemos tanta negligência com o bem-estar da juventude, seja em qual país for. Os índices de depressão, desnutrição, evasão escolar e outros problemas que afetam a saúde física e mental da juventude são altíssimos. Ninguém melhor que o próprio jovem para dizer quais são as necessidades deles que precisam ser atendidas pelo poder público”, explica Bethânia Lima, relações públicas e líder mobilizadora da campanha no Brasil.

O questionário receberá as respostas dos brasileiros até 31 de julho. Os organizadores esperam conseguir as opiniões de pelo menos 50 mil pessoas aqui no país e 1 milhão em todo o mundo.

A campanha é totalmente online por meio de um site. O jovem não precisa se identificar completamente. Bastam informações como idade, região e identidade de gênero. As respostas são protegidas por leis de proteção de dados.

O Brasil é um dos países relevantes para a campanha. “Além da diversidade e da perspectiva continental, os desafios e demandas que a juventude brasileira possui precisam ser pautados, discutidos e, sobretudo, atendidos. Essa é uma oportunidade global para fazer isso. Por isso, é urgente e necessário que os jovens do Brasil se juntem à campanha. Essa é a maior pesquisa de opinião para juventude já realizada”, destaca Bethânia Lima. “Jovens, respondam, representem, engajem, falem suas necessidades, assim teremos insumos e dados para encaminhar para autoridades nacionais e cobrar políticas públicas que potencializem a construção de um mundo melhor”, incentiva.

Os dados coletados pela campanha vão ser divulgados em um painel virtual para o mundo todo, nos dias 11 e 12 de outubro.