Ouça agora

Ao vivo

Prefeitura de Duque de Caxias anuncia canalização do canal dois irmãos
Baixada Fluminense
Prefeitura de Duque de Caxias anuncia canalização do canal dois irmãos
Prefeitura vai levar artesanato de Angra para o Rio Artes
Angra dos Reis
Prefeitura vai levar artesanato de Angra para o Rio Artes
Prefeitura de Nova Iguaçu retoma obras do Viaduto de Comendador Soares
Nova Iguaçu
Prefeitura de Nova Iguaçu retoma obras do Viaduto de Comendador Soares
TRE-RJ amplia horário de atendimento até a data do fechamento do cadastro eleitoral
Estado
TRE-RJ amplia horário de atendimento até a data do fechamento do cadastro eleitoral
Capela São Jorge, em Campos, tem programação religiosa nesta terça
Norte Fluminense
Capela São Jorge, em Campos, tem programação religiosa nesta terça
Lula anuncia ampliação do programa Pé-de-Meia
Política
Lula anuncia ampliação do programa Pé-de-Meia
Valendo vaga para as Olimpíadas de Paris, Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024 começa com apoio do Governo do Estado
Esportes
Valendo vaga para as Olimpíadas de Paris, Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024 começa com apoio do Governo do Estado

Carreta do eMuseu do Esporte estaciona em Maricá

A carreta do eMuseu do Esporte, um veículo carregado de tecnologia 3D, que conta a história das principais conquistas do esporte brasileiro. A carreta ficará aberta à visitação, com entrada gratuita, diariamente das 9h às 16h, no Esporte Clube Maricá.
Foto: Reprodução

A partir desta quinta-feira (29) e até domingo (02/07), os moradores de Maricá e regiões próximas terão a oportunidade de conhecer uma atração que faz parte de um projeto inédito no mundo: a carreta do eMuseu do Esporte, um veículo carregado de tecnologia 3D, que conta a história das principais conquistas do esporte brasileiro. A carreta ficará aberta à visitação, com entrada gratuita, diariamente das 9h às 16h, no Esporte Clube Maricá, na Rua Álvares de Castro, 172, Centro. A inauguração acontece dia 29, às 9h.

Na carreta do eMuseu do Esporte os visitantes podem experimentar diversas sensações em nove atividades esportivas diferentes como simulador de canoagem que gera energia, de esgrima, ski e muitas outras atrações que levam os visitantes a se sentirem verdadeiros atletas. Há, ainda, um sobrevoo para conhecer o Complexo Esportivo do Maracanã, com direito a um tour virtual pelo Júlio Delamare, que reúne as modalidades de natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado. A experiência termina com um salto no trampolim olímpico.

Em Maricá, a exemplo do que aconteceu em Itaboraí, última cidade visitada pela carreta do eMuseu do Esporte, haverá o sorteio de 15 geladeiras e a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por outras de LED. Essa ação visa estimular o uso consciente da energia elétrica e a preservação do meio ambiente, em parceria ao eMuseu do Esporte e Enel Distribuição Rio, patrocinadora do eMuseu do Esporte.

A carreta itinerante do eMuseu do Esporte é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na Uerj, com patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, e apoio da Suderj.

A coordenadora e gestora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama, destaca que a carreta é um projeto não só de esportes, mas educacional e cultural.

Foto: Reprodução

“Contamos com 25 museus virtuais e simuladores, todos acessíveis. Além disso, deixamos um legado importantíssimo por onde passamos com o treinamento de monitores que são capacitados para atuar no atendimento ao público em qualquer tipo de evento. Professores de escolas dos municípios também recebem treinamento para a confecção de equipamentos esportivos com materiais recicláveis. Nessa edição, estamos entregando a eles um kit e a cartilha de badminton. Contratamos sempre mão de obra local, ajudando a mudar a história, não só do esporte, como em relação a novas oportunidades nos municípios,” afirma.

Além dos simuladores e material do acervo da versão digital do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), atletas renomados estão presentes na carreta em forma de holograma, como Donnians Oliveira do Badminton, a ginasta Rebeca Andrade e Davizinho do Surf adaptado, prontos para interagir com os visitantes que podem tirar fotos ao “lado” de seus ídolos.

A carreta do eMuseu chega a Maricá depois de passar pelos municípios de Itaboraí, Quissamã, Natividade, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro e São José do Vale do Rio Preto, registrando um total de 9.477 visitantes e 232.368 atendimentos. Depois do dia 2 de julho, último dia de visitação em Maricá, ela parte para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde encerra seu circuito 2023 por cidades do Estado do Rio.

Ter uma geladeira mais econômica vai ajudar na redução do consumo de energia”, afirmou a dona de casa Renata da Silva, ao receber o prêmio.
Outro itaboraiense que comemorou foi o aposentado Carlos Alberto Oliveira, que aproveitou a troca de geladeira para visitar pela segunda vez a carreta do eMuseu do Esporte, dessa vez, acompanhado dos familiares. “Depois da visita ao eMuseu vou comprar carne para assar num churrascão. Vai ser a estreia da nova geladeira”, comemorou.

Só pode concorrer ao sorteio quem for morador do município que recebe a carreta, é preciso estar em dia com as contas de energia e se responsabilizar por levar a geladeira antiga de seu uso que será trocada pela oferecida no sorteio. Caberá também aos ganhadores a despesa com o frete para levar o prêmio para casa.