A cleantech Infinito Mare e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) irão promover no próximo domingo (15) a travessia pela Baía de Guanabara de duas Caravelas, uma Solução Baseada na Natureza (SbN) com design inspirado nos barcos à vela para monitorar e despoluir corpos hídricos. A travessia terá início às 9 horas, no Projeto Grael, em Niterói, e chegada prevista para às 10h na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
SbN é um termo que contempla soluções que mimetizam processos naturais e que usam a natureza como um ator na eficiência da solução, beneficiando a sociedade, a economia e o próprio meio ambiente.
A travessia será acompanhada pelas velejadoras Mariana Borges e Karla Pinho, convidadas pela CBVela, e tem por objetivo demonstrar o potencial da inovação, apresentada pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro. As Caravelas ficarão ancoradas na Marina da Glória e no Iate Clube do Rio de Janeiro por cerca de um mês realizando suas funções ambientais.
Ao longo do percurso, velejadores mirins do projeto Velejando para o Futuro se unirão à travessia acompanhando as Caravelas até a Marina da Glória, onde a equipe multidisciplinar da Infinito Mare promoverá uma ação educativa com contação de histórias.
A recepção às Caravelas na Marina da Glória é aberta ao público.
“A parceria entre a CBVela e a Infinito Mare destaca como o esporte e a inovação podem caminhar juntos em prol da sustentabilidade. Com a tecnologia das Caravelas e o engajamento de atletas e jovens velejadores, essa iniciativa busca inspirar todas as pessoas a cuidar dos mares e do meio ambiente”, acrescenta Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Presidente da CBVela.