O Mundial de Clubes de 2023 vai consagrar um campeão inédito e entre os concorrentes está o León, time mexicano que estreia na competição. Fundado em 1944, o clube foi o primeiro a conquistar a Liga nacional e a Copa do México no mesmo ano, em 1949.
A história do León em competições continentais é parecida com a do Fluminense. Assim como o Tricolor, o clube mexicano só havia chegado a uma final da Champions League da CONCACAF, em 1993, mas foi derrotado pelo Deportivo Saprissa, da Costa Rica.
Em 2023, o tão sonhado título: duas vitórias sobre o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Os Verdiblancos disputaram a Copa Libertadores da América, em 2014, quando caiu no grupo do Flamengo, ao lado do Emelec, do Equador e o Bolívar, da Bolívia.
Na ocasião, o León venceu o Rubro-Negro nos dois jogos da fase de grupos e se classificou na segunda colocação, eliminando a equipe carioca. O jogador mais conhecido do elenco é o atacante Nico López.
O uruguaio atuou no futebol brasileiro entre 2016 e 2019, quando defendeu o Internacional. No comando do time está o argentino Nicolás Larcamón, de 39 anos. E o treinador já está na história do León ao conquistar na temporada de estreia a Liga dos Campeões da CONCACAF.
O León estreia no Mundial de Clubes contra o Urawa Red Diamonds, do Japão, no dia 15, às 11h30 (horário de Brasília). Caso se classifique à semifinal vai encarar o temido Manchester City.